sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ruindade em miniatura

Quando me dizem que as crianças não têm maldade, fico doente. Têm e algumas têm tanta que é coisa para se ficar fisicamente indisposto. Hoje soube de uma cena que me deixou louca e a pensar que se algum dia um filho meu se atreve a tanto, sovo-o de tal forma que nunca mais se atreverá a isso. E o que aconteceu? Apenas isto: por causa de um jogo qualquer, uma menina disse a um menino "vai cagar em cima da tua mãe". Ora, isto seria menos mal se a menina em questão não soubesse, como sabe, que a mãe do menino morreu no ano passado. Mas sabe e disse-o na mesma. Depois para salvar o couro (sim, porque além de más, também podem ser aldrabonazinhas), disse que não sabia. Pois sim, e eu sou o Pato Donald.

Fico doente com o modo como as pessoas conseguem ignorar este tipo de coisas e imaginar que quem diz uma coisa destas não pode ter maldade. Ir directa à ferida desta maneira e ser uma inocentezinha? Isso não existe. Quem acredita que sim, não conhece as crianças e vai simplesmente atrás da imagem docinha que a sociedade vem passando. As crianças são capazes de actos muito nobres e bonitos. Surpreendem muitas vezes pela força e pela coragem, pela amizade e pela lealdade. Mas podem, também, ser más. E muito. Mais ainda quando querem magoar verdadeiramente, quando se sentem frustradas (provavelmente o sentimento com que menos sabem lidar nos dias que correm). É, frequentemente, assustador ver como os miúdos reagem às coisas e como os pais, que acham que todos são anjos, lançam as mãos à cabeça numa atitude de absoluta incredulidade. "A minha filha fez isso?!", perguntam então. Sim, fez e nem sequer é porque não tenha educação em casa. É, apenas, porque as crianças, ao contrário do que se julga, têm maldade, vontade de magoar e sabem, algumas delas, como fazê-lo na perfeição. Felizmente também há miúdos bons, verdadeiramente bons e bem formados. Não fosse o mundo das crianças esta repetição tão assustadora do mundo dos adultos, e William Golding nunca teria escrito O Deus das Moscas. Ele é que a sabia toda.

1 comentário:

  1. Nenhum pai tem filhos feios nem maus. Acho que há algo que nos impede de ver a nossa criança tal como ela é na verdade. Quando vemos finalmente, às vezes é tarde.
    beijinhos

    ResponderEliminar