sexta-feira, 12 de abril de 2013

Manequins

Li numa revista que uma blogger sueca está a fazer uma campanha para que os manequins que vemos nas lojas de roupa sejam substituídos por outros que exibam formas mais parecidas com o tamanho real dos corpos femininos. Segundo ela "É trágico que os manequins não se pareçam com pessoas reais."

Não posso concordar mais com a campanha desta senhora. Os manequins das lojas possuem, muito frequentemente, formas quase impossíveis num corpo humano e acredito plenamente que essa imagem distorcida seja causadora de muita ansiedade em jovens e outras mulheres que manifestem problemas com a sua imagem.

O meu primeiro trabalho foi arranjado muito por acaso numa loja de roupa de um centro comercial. Fui candidatar-me à faculdade e, quando vinha para casa, resolvi entrar numa loja onde se pedia empregada. Não precisei de currículo nem de nada. A gerente estava lá e aceitou-me logo. Trabalhei até ao início do meu primeiro ano de curso. No tempo em que estive atrás daquele balcão, aprendi algumas coisas e uma delas tem precisamente que ver com esta questão dos manequins e da roupa que lhes põem. Vi muitas camisas e muitos casacos ficarem com uma aparência espantosa naqueles modelos. Mas depois também os via ficarem muito mal num corpo humano. E porquê? Porque a roupa colocada nos manequins é ajustada a esse mesmo manequim. Da montra não se vê porque os acertos são todos feitos com alfinetes atrás (é ver aquilo parecer um boneco de vodu), mas a verdade é que aquelas cinturinhas tão ajustadinhas são resultado do trabalho do pessoal da loja. Portanto uma pessoa apaixona-se por um farrapito que parece cintado ou justo e, na realidade, o que ali está é alguma coisa que não é nada disso.

É possível que um corpo muito esguio seja mais fácil de vestir, que muito do que é feito (não tudo, atenção) lhe caia bem. Porém, a verdade que que esses corpos vão sendo uma minoria. Colocar nas montras manequins, não digo obesos, como é óbvio, mas com mais curvas não promove o excesso de peso nem nada que se lhe pareça. Talvez até ajude a vender mais um bocadinho, já que as pessoas com corpos que não os de 86-60-86 poderão, olhando para o modelo, idealizar a peça de roupa no seu corpo. E já agora, carregar o manequim e a roupa de alfinetes pode ajudar a embelezar as peças, contudo, após experimentá-las, facilmente se conclui que o que se viu não é o que está para venda. É uma questão de bom senso.

Sem comentários:

Enviar um comentário