terça-feira, 16 de abril de 2013

A Menina Quer Isto XXXVIII

Hoje recebi um email da Wook no qual era anunciada a pré-venda deste livro. Percebi que, nesse momento, dei início à lista de livros a trazer da Feira do Livro de Lisboa. Evento este, diga-se, que voltará este ano às datas do passado, ou seja, iniciar-se-á em Maio e terminará em Junho. Portanto, para todos os que reclamaram até à exaustão com a antecipação da Feira para Abril e Maio, fica satisfeito o pedido. Pela minha parte, sempre fui a favor da realização da Feira em Abril, mas não será por este "regresso às origens" que deixarei de passar lá uma meia dúzia de vezes. E ainda neste parênteses, continuo sem saber se se realizará a Feira do Livro do Porto ou não. A única data que vi foi a de cá e, a menos que tenham existido desenvolvimentos, parece-me um mau sinal ainda não haver informação sobre este tema. Mais: será uma pena se o norte do país ficar privado de um evento que tem lugar todos os anos e que será, para muitos, uma ocasião única para comprar alguns livros que no resto do ano não se encontram com facilidade. É uma pena mesmo.

Bom, mas quanto a este menino posso dizer que o resumo fez-me levantar a orelhita. Trata a história de um ex-presidiário que ganha a lotaria e que inicia uma vida de excentricidades, de gastos e de loucuras difíceis de imaginar. No fundo, este romance procura, parece-me, olhar para a busca pelo luxo e para a necessidade de visibilidade social que alguns sentem. Por oposição a esta personagem plena de exageros, encontraremos um familiar seu, mais jovem, mas muito mais ponderado e sensato, que pretende atingir o sucesso através do esforço e do trabalho. É a típica dupla de opostos: uma espécie de D. Quixote e Sancho Pança dos nossos dias. Com as devidas diferenças, claro.



1 comentário:

  1. fiquei agora a saber que este ano não vai haver FLPorto, o que diz muito do estado actual da nação.
    Apesar da crise há interesse por parte da população. não compravam mais, compravam menos.
    não me afecta directamente, mesmo assim que tristeza :(

    ResponderEliminar