domingo, 28 de abril de 2013

Livros que devoram

Hoje de manhã, na ronha dominical, comecei e terminei um livro que A D O R E I! Aliás, foi o primeiro livro que li do Afonso Cruz, mas foi uma iniciação em beleza. Comprei o Os Livros que Devoraram o Meu Pai por saber que nesta obra existe um leitor apaixonado que acaba por ser engolido pelas histórias que lê. O que não sabia era que o autor tinha escrito uma prosa tão bonita para um livro que, inicialmente, podemos julgar muito simples.
 
O livro é breve: lê-se numa hora. Conta a história de um rapaz que procura dentro dos livros pelo pai que foi, precisamente, engolido por um romance de H. G. Wells. Este menino vai cruzar-se com algumas personagens literárias que vão ensinar-lhe coisas que, admito, até a mim me deixaram a pensar. Além disso, conhecemos um pouco da vivência da personagem, o seu amor por Beatriz e a amizade que mantém com um menino obeso que é dado à filosofia oriental. No final, verificamos que este protagonista acaba por aproximar-se perigosamente dos defeitos que algumas personagens literárias apresentam, sendo depois obrigado a conviver com os seus actos durante toda a vida.
 
É, portanto, um livro que aconselho a todos. Está nas listas do Plano Nacional de Leitura por isso está aconselhado a jovens leitores. Contudo, pela beleza da prosa e pela paradoxal riqueza na simplicidade da história, creio que pode deixar qualquer apreciador de livros e de leitura de medidas bem cheias. Para aguçar-vos o apetite, deixo-vos um parágrafo que considerei belíssimo.
 
«Li, numa das minhas tardes passadas no sótão, um conto de um escritor argentino chamado Borges, sobre um labirinto que é um deserto. Há inúmeros lugares onde um ser humano se pode perder, mas não há nenhum tão complexo como uma biblioteca. Mesmo um livro solitário é um lugar capaz de nos fazer errar, capaz de nos fazer perder. Era nisto que eu pensava enquanto me sentava no sótão entre tantos livros.»
 
 
Nota: A imagem foi retirada da página da Wook. Podem consultar a ficha deste livro aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário