quinta-feira, 27 de setembro de 2012

«Cizerão»

Quantos erros consegue um aluno dar a escrever uma palavra? A resposta é: muitos.
 
Tenho alguns alunos novos este ano que dão muitos, muitos, muitos erros quando escrevem. Isso, tendo em conta que não sou professora do primeiro ciclo, choca-me bastante já que não era suposto que chegassem até mim assim, com estas dificuldades. Perante uma situação destas, comecei a fazer uma coisa que ensinam na formação de professores não dever ser feita nos dias de hoje: ditados. Supostamente são qualquer coisa como «pouco pedagógicos» (sim, porque a escola tem de ser sempre uma rambóia: coisas chatas nem pensar), mas não quis saber e fiz na mesma. E continuarei a fazer. E exigirei que escrevam muitas vezes cada palavra em que errarem. E depois de receberem os ditados corrigidos, ainda vou exigir que o tornem a copiar, sem erros, para o caderno. Pareço exagerada? Talvez. Mas sabem uma coisa? A palavra entre aspas que dá título a esta quixotada foi o modo como uma aluna escreveu a palavra «quiseram». Ainda acham que exagero?...

6 comentários:

  1. Top! Antes de ler o texto comecei a pensar que palavra teria originado o disparate que estava no título, mas nem tal coisa me ocorreu. Muito bom. De que ano são os miúdos?

    ResponderEliminar
  2. Cizerao!!!! Aluna de que ano?! Nem o meu filho que anda na 2ª classe!

    ResponderEliminar
  3. realmente Cizerão= quiseram..eu posso falar pouco, porque também dou erros, não dessa ordem nem gravidade mas prontos. Já fiz um ultimato no meu blogue para que me corrijam..

    Ditados é chato? eu fazia e copiava número sem fim de vezes as palavras. Acho que fazes bem!

    ResponderEliminar
  4. O aluno que escreveu isto está no 5.º ano. Chocante, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente lamentável. Eu li em tempos no caderno da minha irmã "quela-se" em vez de "classe"... Mas ela ainda andava no primeiro ano a aprender a ler e escrever. O "cizerão" supera tudo.

      Eliminar
    2. É precisamente por isso que estou muito preocupada com os meninos que este ano me chegaram às mãos. No próximo ano terão de fazer um exame nacional e tremo só de imaginar o que vai acontecer. Nesta altura do campeonato eu não devia estar a atrasar a matéria que tenho de dar para estar a ensiná-los a escrever... Isto é grave, inadmissível e, sobretudo, um enorme problema. :S

      Eliminar