domingo, 16 de setembro de 2012

A beleza dos livros

Há livros em que a beleza não está apenas no texto e, assim como rapidamente largamos um livro de cuja capa não gostamos, rapidamente somos atraídos por aqueles que têm um aspecto que nos agrada. Na última vez que tinha ido à Feira da Ladra, vi à venda num alfarrabista (por dois euros) um livro que achei muito bonito e, posso dizê-lo, muito diferente dos que costumo ver. Na altura, por não conhecer o autor nem o tema, acabei por não o comprar. Apenas anotei os dados necessários para poder fazer uma pequena pesquisa sobre ele.
 
Ontem, já sabendo um pouco do que tratava o texto, reencontrei o volume e comprei-o. Ao vivo é mesmo bonito e é pena que as fotos não lhe façam justiça. A mim este caso fez-me pensar que o trabalho de quem faz os livros (capa e contracapa, lombada, ilustrações, entre outros) pode tornar-se mesmo na diferença entre comprar e não comprar um livro.
 
 
(Nunca tinha visto uma capa que fosse apenas uma imagem, sem qualquer outro paratexto como título ou nome do autor...)
 
 
 

1 comentário:

  1. eu confesso, sou má leitora e compradora de livros. vou pela aparência, isto porque sou má e depois arrependo-me muitas vezes. mas como ultimamente peço conselhos a coisa compôs-se ... e vai-me emprestado livros. Assim parece mais fácil!

    :D mas esse livro é mesmo giro!

    ResponderEliminar