segunda-feira, 2 de julho de 2012

É oficial: sou arraçada de caracol

Ora bem, na voltinha pelos blogues do costume, topo com este post do Blogtailors. Por piada resolvi fazer o teste, mesmo sabendo que não era na minha língua materna, para ver a minha rapidez de leitura. Já aqui disse que sou lenta a ler. Não devoro livros: saboreio-os. Portanto já estava à espera de ser catalogada como a maior lesma da leitura.

Enfim, fiz o teste. Leio, ao que parece, cento e oitenta e duas palavras por minuto (e note-se que respondi correctamente às questões que me colocaram), o que faz de mim uma leitora vinte e sete porcento mais lenta do que a média nacional norte-americana. Ora bolas, e eu que achava que eles é que eram lentos... Mas adiante. Lá me aparece a reguazinha que me insere algures entre os "3rd grade students" e os "8th grade students", mais para o lado dos primeiros do que destes últimos... Fazendo a conversão, serei tão rápida a ler quanto o serão os miúdos do sétimo ano. Ó diabo... Importa ainda dizer que um "Average adult" lê trezentas palavras por minuto e que a campeã de rapidez lê umas módicas quatro mil e setecentas. Pergunto-me quanta informação retém, efectivamente, esta criatura devoradora de palavras, mas enfim: isso agora não interessa. Seja como for, é oficial: sou um caracol dos livros.

A seguir a esta página comparativa aparece outra, daquelas que nos dão um inegável incentivo à leitura. Surge-me, pois, no ecrã a seguinte mensagem: "If you mantained this reeding speed, you could read War and Peace by Leo Tolstoy in 53 hours and 47 minutes". E como acharam que ainda não me tinham humilhado o suficiente, outra mensagem: "If you mantained this reeding speed, you could read Harry Potter and the Sorcerer's Stone, by J. K. Rowling in 7 hours and 3 minutes." Esta confere, que foi mais ou menos o tempo que levei a ler esse livro nos idos de 2000.

Mas a coisa continuou: "If you mantained this reeding speed, you could read The Lord of the Rings, by J. R. R. Tolkien in 43 hours and 49 minutes" e "If you mantained this reeding speed, you could read Catch-22, by Joseph Heller in 15 hours and 58 minutes", ou ainda, "If you mantained this reeding speed, you could read Nineteen Eighty-Four, by George Orwell in 8 hours and 9 minutes". Por acaso tenho este volume ali à minha espera. Agora já sei quanto tempo passaremos juntos.

Minha gente, eram verdadeiros orçamentos de tempo de leitura, já que também fiquei a saber que levarei vinte e oito horas e trinta e dois minutos a ler The Fountainhead, de Ayn Rand; quinze horas e trinta e um minutos a ler The Grapes of Wrath, de John Steinbeck; treze horas e dezanove minutos a ler The Last of the Mohicans, de James Fenimore Cooper; doze horas e vinte e quatro minutos a devorar o A Tale of Two Cities, do senhor Dickens; dez horas e dois minutos a ler The Adventures of Huckleberry Finn, de Mark Twain; nove horas e cinquenta e três minutos a ler The Wuthering Heights, da fofinha Emily Brontë (deve ter sido mais ou menos o que levei a lê-lo); nove horas e cinco minutos para papar o To Kill a Mockingbird, de Harper Lee (que comprei na Feira do Livro), e por aí fora, já que ainda recebi mais uns cinco orçamentos, inclusivamente para a Bíblia, que me levaria mais de setenta horas a ler. Creio que não haverá perigo de isso acontecer.

Depois ainda recebi um gráfico que me mostrava quantos livros poderia eu ler num leitor de ebooks antes de precisar de o recarregar. Como tenho um Kindle, só essa informação que me interessava. Ora, sendo um caracol de leitura, só terei tempo para mandar abaixo 1,2 livros antes de o bicho precisar de ser ligado ao cabo de alimentação. Aqui tenho de me impor: não é nada! Já li bem mais do que um livro sem precisar de carregar o Kindle, o que não comprova que eu seja rápida, mas sim que o meu leitor de ebooks é criatura de pouco sustento.

Bom, não fiquei a saber nada de novo, que lenta já eu sei que sou. Leio muito, mas sem pressas. Para isso bem me chegaram as leituras de Faculdade, com prazos de entrega de trabalhos e tudo, feitas a correr e com muito mais do que um livro ao mesmo tempo. Mas o teste chega a ter piada. Não vale é fazer batota e ler a correr só para não se ficar encurralado entre os miúdos do "3rd grade" e os do "8th grade" como eu. Divirtam-se.

2 comentários:

  1. Eu leio bem rápido (em português, claro!), e a mim também me deu parecido, 187 palavras por minuto. :) Por isso não te preocupes, acho que podemos estar descansadas...

    ResponderEliminar