sexta-feira, 23 de março de 2012

Atirei o pau ao gato e viva o Benfica!

Eu devo ter visto mal a última notícia do Telejornal da RTP. Um pai adepto do Futebol Clube do Porto fez uma queixa ao Ministério da Educação porque no jardim de infância que a filha frequenta alteraram a letra do «Atirei o pau ao gato» e puseram o final a dizer «batata frita, viva o Benfica!». Ora, como ele é do FCP, não lhe cai bem que na escola incutam na criança a vontade de berrar vivas ao rival. Feito isto, não vai de modas e manda ao ministro Nuno Crato uma queixa indignadíssima pelo desrespeito da liberdade de escolha das criancinhas. Sabendo nós como é o ministro da educação, imaginamo-lo a rebolar-se no chão agarrado à barriga de tanto rir.

Mas o melhor ainda está para vir. O próprio Futebol Clube do Porto colocou no seu sítio online um comentário sobre o caso, a que pomposamente chamou de «A Madrassa da Ericeira» e que saúda a atitude de civismo de um pai que se revoltou contra o «proselitismo feito em escolas públicas». Que coisa maravilhosa!

Ainda segundo o Telejornal, os encarregados de educação das outras crianças mandaram também uma carta ao Ministério elogiando a escola e as suas docentes. Já foi, também, feita uma reunião com os encarregados de educação e todos parecem discordar da posição tomada pelo pai indignado.

A mim parece-me que se é para ser extremista, então sejamos à grande: como os miúdos podem um dia vir a querer ser de outra religião que não a católica, é melhor deixarmos de pedir-lhes que pintem pais natais e que façam peças em que se vestem de anjinhos em Dezembro. E como alguns não têm pais, é melhor ignorar o Dia do Pai e o Dia da Mãe. E como alguns são alérgicos aos pólenes, é melhor acabar já com as celebrações que as escolas fazem no Dia da Árvore. E como os miúdos podem vir a ser freiras e padres, também é melhor acabar já com os cartões no Dia de São Valentim que podem tornar-se ordinários em jardins de infância. Enfim, há todo um mundo de rambóias que deviam acabar já para que os meninos tenham liberdade de escolha e possam decidir, depois dos dezoito anos, por exemplo, se querem pintar cartões para dar à mãe no primeiro Domingo de Maio ou não.

Há uns tempos soube de um caso em que uma mãe de outra religião que não a católica impediu os filhos de participarem numa actividade do Dia de Reis em que os miúdos iam fazer biscoitos com forma de coroa. Os filhos dela ficaram numa sala com computadores enquanto os outros foram, literalmente, pôr a mão na massa. Contaram-me os professores que os pobres coitados ficaram de lágrimas nos olhos ao verem os colegas irem para a actividade enquanto eles ficavam devido às convicções da mãe.

E que tal deixarem, simplesmente, os miúdos serem miúdos? Leiam livros, entretenham-se, mas deixem os miúdos em paz a serem o que sabem ser: crianças. Caramba, tanto que as escolas se queixaram de que os pais não se envolviam no percurso escolar dos filhos que agora se caiu no extremo oposto. Quando já nem uma bebé pode cantar «viva o Benfica» sem o Nuno Crato receber uma queixa, muito mal vai este mundo.

8 comentários:

  1. Já me ri à grande quando li essa notícia de manhã.
    O que mais confusão me faz nem é haver um pai idiota capaz de escrever ao Ministro por causa dum disparate destes, é o FCPorto como instituição decente que é ou devia ser, cair na palermice de se pronunciar sequer sobre o caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o meu noem e eduardo mascarenhas e o problema e falarem se de idiotices quando a queixa é fiuta por bullying sobre a minha filha, que isso sim é derivado da batata frita viva o benfica...quando o pai tentou chamar educadores, outros pais e ate responsaveis a razao o que ouviu e que e um doente as crianças sao assim, nao tem mal nenhum, a maioria e benfiquista e nao se importa, que aqui se canta assim e se quiser que mude a minha filha de escola...ainda me sujeitei a ir a uma reuniao com uma responsavel para resolver a bem e o que fizeram foi virar-se todos contra mim ignorando os miudos so para impor o batata frita viva o benfica...agora façam la juizos dos outros e de voces proprios. dizer que e inocente, que as crianças vao 3 anos para o infantario, bater palmas, que o que lhes ensinam nao tem significado nenhum nem retiram nada disso, que é´inócuo para as relações dos miudos porque a maioria nao se importa???? estão é todos doentes e como a minha prioridade e a minha filha nao foi agora 6 meses depois de saber que decidi ser fanatico, fartei-me foi de aturar fanaticos alienados e inconscientes das suas funções, responsabilidades e do que pertence a todos nós...idiotas? quem?

      Eliminar
  2. Filha,

    Estava eu degustando uma batata frita (VIVA O BENFICA!!! Ai... Já fui...) daquela cadeia de restaurantes que a gente bem sabe quando vi a notícia... Olhe, foi por um triz que não regurgitei a dita batata e tudo o que já ingeri até chegar ao leite materno. Honestamente, quanto mais penso nesta idiotice, mais me convenço que tal necedade - permita-me o empréstimo - só podia vir da moleirinha de um adepto do FCP... Como podem aquelas aventesmas falar de fascismo e do diabo a sete quando eles estão a fazer precisamente o contrário daquilo que apregoam? Com franqueza, Senhores! Assim não avançamos, minha boa gente! Sois sandeus?
    Olhe, Filha de minh'alma, não digo mais nada porque fico desgostoso.

    Despeço-me com amizade, recordando o saudoso engenheiro Sousa Veloso.

    Com cumprimentos calorosos e ajuizados,
    Filho

    ResponderEliminar
  3. Viva o benfica, viva o porto ou viva a minha equipe a AAC, são pormenores de somena importância... só me admira o pai dessa menina se sentir tão preocupado e ofendido com isso... e não mostrar nenhum tipo de preocupação que num jardim escola, se ensinem as crianças logo desde pequeninas a atirar paus aos gatos... Também não me admiro muito, pois estamos num país em que se torturam touros, atiram pedras aos cães e paus aos gatos...

    ResponderEliminar
  4. http://www.facebook.com/#!/notes/nuno-perestrelo/pulga-maldita-batata-frita-viva-o-benfica/359099777468718 se em vez de idiotices quiserem informação real e concreta...

    ResponderEliminar
  5. tanto sofismo e tao pouca substancia....argumentar por argumentar descurando os principios basicos da dsicussao nao merece uma resposta mas uma critica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro senhor, aquilo que aqui foi comentado foi o que os noticiários transmitiram. Apenas. Não questionei a escola, não procurei mais detalhes: fiz, como outros blogues e sítios, um comentário meu ao que a televisão transmitiu. E relativamente ao que foi noticiado pareceu-me (e parece-me) que não vem grande mal ao mundo por as crianças cantarem o que alegadamente cantam. Agora, se existem questões de bullying ou de qualquer outro problema que o Telejornal não tenha noticiado, não me pronuncio porque, repito, apenas falei do que eu e os outros vimos na televisão. Se existe algum problema relacionado com bullying que envolva a sua filha, acho muito bem que se mexa para parar com a situação pois conheço bem os efeitos que advém de uma situação dessas. Agora, se é pelo «viva o Benfica», reitero a minha opinião, que vale o que vale, de que talvez isto seja desnecessário. Fica, contudo, registada a sua opinião e os seus comentários já foram publicados.

      Eliminar
  6. Devo dizer que quando vi esta "bronca" nas notícias deu-me vontade de rir. Tantos problemas urgentes neste país para se resolverem e "perde-se" tempo com fanatismos e pobreza de espírito. Até tenho pena da criança cujo pai é ferrenho (e anormal diga-se de passagem)adepto daquele clube da treta a que se chama de FCP...

    ResponderEliminar