domingo, 19 de fevereiro de 2017

Telecaca

Ontem andei a fazer zapping e, sendo cliente NOS, tenho aquele canal onde antes passava a «Casa dos Segredos» durante um dia inteiro. Qual não é o meu espanto ao ver que o canal está aberto, com umas caras que nunca tinha visto, uns quartos com camas, gente numa cozinha a preparar o jantar... Ou seja: tudo como se um novo reality show tivesse começado. Não sabia de nada, por isso fiz uma pesquisazita e percebi que aquilo não é bem um reality show, é mais um talent show que resvala a passos largos para outra coisa que não se percebe bem o que seja. Aquilo é um programa de dança no qual há uma série de concorrentes que ensaiam e se mostram numa gala semanal. Programas desses já nós vimos (ou não vimos, mas sabemos que existem) até ao vómito. O upgrade que supostamente agora foi feito a esse tipo de programas foi... mostrar a vida dos concorrentes durante vinte e quatro horas num canal que nem toda a gente tem. Portanto, além de verem as galas ao fim-de-semana, podem ver os dançarinos a tomar banho, a dormirem nas suas camas, a ensaiarem durante horas, a prepararem as refeições... Enfim, todo um mundo de imagens muitíssimo interessantes e capazes de competir em emoção e suspense com as nossas máquinas de lavar a roupa em pleno processo de centrifugação.

Expliquem-me, por favor, quem quer ver durante vinte e quatro horas a vida de uns quantos jovens que se inscreveram num talent show de dança para mostrarem o que sabem fazer, aprender mais umas coisas e levar um prémio no fim (que nem sei qual seja)? Ver o desempenho nas galas, bom, até posso perceber que tenha a sua piada, mas vê-los conversar em quartos claustrofóbicos cheios de beliches cor-de-rosa (foi uma das imagens que vi ontem), não é o cúmulo do ridículo? Nos reality shows assumidos a coisa já era má o suficiente, mas os concorrentes iam mesmo para aquilo. Não se lhes esperava qualquer talento além da maledicência, mas esta gente foi, acho eu, para dançar (ainda que soubessem que o resto da sua existência também seria filmada e transmitida). O que interessa, então, ao público ver HORAS de ensaios, mais os banhos que se lhes seguem, mais as refeições que vão fazendo? Quem é tão desocupado a ponto de perder tempo a ver tal coisa? Mais: com tantos canais disponíveis, quem vai parar naquele a seguir durante vinte e quatro horas a vida de dançarinos que concorrem a um prémio? Juro, fiquei com um nó na cabeça a pensar nisto depois de ter percebido o que raio estava a dar naquele canal. Não consigo imaginar coisa mais ridícula e olhem que eu vi o nariz de plasticina que puseram ao Diogo Morgado no início da novela nova da TVI. Mesmo assim, este voyerismo para com dançarinos de um talent/reality show acho que bate tudo aos pontos. Nunca me passou na cabeça que a dança pudesse encher um canal durante vinte e quatro horas, contudo começo a achar que eu é que tenho vistas curtas porque pelos vistos tudo serve para tudo.

Não sei que audiências o canal tem, mas julgando todos pela minha bitola, imagino que tenha poucas. É que ver dançar é uma coisa, ver gente a viver é outra. E se a curiosidade é ver como vivem os outros, leiam livros que ao menos vêem o que fazem diferentes personagens em diferentes situações e contextos. Sempre ocupam melhor o tempo do que a babar para cima de um ecrã que vos mostra gente a fazer o jantar, a conversar na cama, a ensaiar um hip hop...

4 comentários:

  1. Também estive a observar esse canal no outro dia durante uns minutos. Apanhei a hora de um ensaio em que o professor explicava umas coisas. Até aí, menos mal. Agora o resto...bem, mais do mesmo.
    Acho que tirando a família só deve ver quem está mesmo à espera que aconteça outras coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo isso: só a família ou gente à espera de mais qualquer coisa. Fora isso, para que raio serve um canal a passar vinte e quatro horas a vida de pessoal que ensaia para uma gala que passa ao fim-de-semana? De tudo o que já vi acontecer na televisão é capaz de ser o mais ridículo.

      Eliminar
  2. Tenho pouca paciência para tv, desde sempre.
    Então para estes programas "suga o cérebro",o nível de paciência é nulo.

    ResponderEliminar