quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Esquisitóide

Confesso que me sinto cada vez mais esquisita por ser a única pessoa que conheço que começou a ler A Amiga Genial, de Elena Ferrante, e que largou o livro a meio. Confesso que não consegui achar piadinha nenhuma àquilo, não achei brilhante como todos dizem que é, considerei até um pouco aborrecido. Mas vá, como sou mesmo a única a dizer isto, a ver se no futuro volto a dar uma oportunidade ao livro. Pode ser que descubra qualquer coisa maravilhosa que da primeira vez não consegui encontrar.

4 comentários:

  1. Eu li mas não adorei nem detestei.
    Fiquei entusiasmada depois de ter lido as crónicas, e dessas gostei mesmo, mas os livros são diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Darei outra oportunidade à senhora quando me esquecer desta primeira que correu mal. Pode ser que, como dizem, o primeiro livro da tetralogia seja mesmo mais "morno" do que os outros e que a coisa melhore no segundo volume. A ver, a ver... Mas já que dizes bem das crónicas, essas tenho de ler mesmo (quando arranjar o livro). :)

      Eliminar
  2. Aconteceu-me exactamente o mesmo na minha primeira tentativa; achei o livro aborrecido e abandonei-o pouco depois de passar as 50 páginas. Todavia, os constantes elogios tecidos à tetralogia por esses blogues fora, fizeram-me dar nova oportunidade há pouco tempo à "Amiga Genial" e desta vez fui capaz de me embrenhar na história e arrancar logo de seguida para a "História do novo nome". Sem dúvida que o segundo volume é muito melhor que o seu antecessor porque a qualidade e densidade narrativas acompanham o crescimento das personagens e tornam-se, também elas, "maiores".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabarei por dar uma segunda oportunidade aos livros. Acho que o problema foram mesmo as expectativas muito elevadas. Acabei por chegar ao livro e não ver mais do que a infância de duas miúdas contada de forma perfeitamente normal. Nem sequer era uma prosa deslumbrante. Fiquei desiludida. Acho que quando se coloca qualquer coisa desta maneira num pedestal, alguns de nós ficamos à espera de qualquer coisa diferente de tudo o que já foi visto e depois caímos do céu aos trambolhões. Mas, sim: dar-lhe-ei outra oportunidade.

      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Eliminar