quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Olhando para livros...

Tomei conhecimento pelo blogue Stone Art Books de um desafio em que se fala de livros. Levantei logo a orelha. Ora, a ideia era a de que a partir do dia 1 de Fevereiro se respondesse a um tópico por dia, às três horas da tarde, sendo todos eles relacionados com livros e leituras. 

Depois de, num comentário, ter considerado o desafio interessante, a autora do referido blogue tentou-me a participar nele também. Mas como não consigo publicar todos os dias, não consigo seguir o ritmo previsto para as publicações. Por exemplo, neste momento levo quatro em atraso. Vou, por isso, tentar tratar dos primeiros quatro tópicos já nesta quixotada. Perdoem-me as inventoras do desafio, mas não consigo mesmo fazê-lo de outro modo. Ora, assim sendo e como se pode, cá vai:

1. Top 5 dos livros lidos: É sempre difícil escolher APENAS cinco livros quando já se leram tantos e alguns deles tão, mas tão bons. No entanto, parece-me possível chegar a esses tais cinco que são, até hoje, os que me ficam na memória como OS livros, as histórias que movem o mundo da literatura e que têm de ser lidas pelo menos uma vez antes de morrer. O primeiro é fácil: Dom Quixote de la Mancha. Já aqui falei tanto do livro que inspirou o nome deste blogue que nem vale a pena alongar-me. Resta dizer que ainda agora o estou a reler, desta vez em edição crítica e no original espanhol. Está a ser uma experiência fabulosa. É cliché, eu sei, mas no Quixote está tudo. A vida inteira, a Humanidade, os valores de sempre e para sempre couberam naquele livro. Passar uma vida inteira sem conhecê-lo é deixar passar a oportunidade de ler as melhores páginas alguma vez escritas.

Depois David Copperfield, de Charles Dickens. Antes de o ler pensei que não gostaria nada de ler descrições de cenas de pancadaria sobre uma criança, mas o livro é muito mais do que isso e, por incrível que pareça, o narrador até consegue narrar os seus infortúnios com uma pitada de humor. A história, muito parecida com a do próprio Dickens, é um retrato de uma certa Inglaterra e oscila entre o doloroso e o delicioso. Há personagens com as quais criamos óbvia e imediata empatia e outras que são demasiado asquerosas, mas que, por isso mesmo, se revelam muitíssimo bem construídas.

Em terceiro lugar, talvez fique o livro Todos os Nomes, de José Saramago, um romance maravilhoso sobre o anonimato, sobre a solidão, sobre o que somos para os outros, mesmo para aqueles cuja existência desconhecemos. Este livro é, para mim, a prova de que Saramago era o melhor do seu tempo e um escritor inigualável no nosso país. É um motivo de orgulho e merecedor de todas as leituras e releituras possíveis.

Em quarto lugar, talvez o livro Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo. Um livro tão doce e ao mesmo tempo tão capaz de revolver o estômago. Tenho um fraquinho pela literatura brasileira e este autor é um dos que, para mim, escreveu as mais bonitas linhas em português do outro lado do Atlântico.

Por fim, e só podendo escolher mais um, Os Maias, por ter sido um dos poucos livros capaz de tirar-me o sono. NOs Maias, a parte que mais me agrada nem sequer é a do enredo amoroso, mas sim a da vida social, das soirées, as discussões sobre política e sobre finanças, as tentativas pitorescas de organizar em Portugal eventos correntes noutros países europeus, resultando tudo geralmente numa enorme bodegueira. 

2. Livro detestado: Agora atirem-me com tomates podres, cubram-me com toda a vergonha do mundo, mas o livro que mais odiei e mais me custou a ler foi mesmo a Eneida, de Vergílio. Senhores, cada página era uma dor nova que me dava. Gostei muito da Odisseia, gostei da Ilíada, amo Os Lusíadas, mas a Eneida é apenas tortura para mim. Depois de perceber as interpretações de cada coisa, até admiti que o autor tinha sido um génio. Ainda assim, recordo essa leitura como a mais violentamente dolorosa desde que me tenho por leitora.

3. Livro que leste mais vezes: Empate técnico entre Dom Quixote de la Mancha e Harry Potter e a Pedra Filosofal.

4. Livro que te desiludiu: Os Pilares da Terra foi uma tremenda desilusão. Ouvi falar tanto naquele romance histórico, diziam-se maravilhas e afinal foi do mais reles que já li. É demasiado previsível para ser verdade. E é demasiado inverosímil. Não sei se o autor é sempre assim porque não voltei a ler nada dele, mas fiquei com a sensação de que quis colocar “cérebro de século XX” em personagens do período medieval. E depois, repito, aquilo era previsível página a página. Nem sequer li o Mundo Sem Fim, precisamente por esperar mais da mesma estopada.

E, antecipando a resposta de amanhã,

5. O livro mais longo que já leste: Penso que foi o Quixote numa edição com novecentas e tal páginas. Valeu bem a pena.


13 comentários:

  1. Ah, Dom Quixote vou ver se ganho coragem para ler este ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhe coragem porque é uma leitura inesquecível. Cervantes estava muito à frente do seu tempo. É um livro extraordinário.

      Eliminar
  2. Não esperando nenhum clássico da literatura mundial, tens que dar uma nova oportunidade ao Ken Follett. Gostei imenso da trilogia O Século e li mais um ou outro dos pequenos (Triplo, O estilete assassino...) que são uma óptima leitura mais light, na praia por exemplo...

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali essa trilogia e tenciono deitar-lhe o olho, mas confesso que estou um pouco de pé atrás com este autor. Isto porque Os Pilares da Terra tinha uma fama brutal, era considerado um romance histórico praticamente perfeito e impossível de largar e no fim de contas foi, para mim, uma desilusão. Espero que a trilogia seja melhor e menos previsível. Também comecei a ler há uns tempos um que saiu dele (julgo que era Uma Fortuna Perigosa) e voltei a largar porque não gostei do estilo do autor. Parece-me demasiado simplista. Mas darei oportunidade à trilogia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb abandonei o primeiro volume d'Os Pilares da Terra e um que se chamava Um Homem Misterioso, acho...

      Eliminar
  4. Ora sendo eu de Marte,e o único participante de outra Galáxia a participar no desafio "uma paixão chamada livros", aproveito para te dar as boas vindas e confessar que já estou atrapalhado, na publicação do comentário, pois o meu blog é do sapo, mas o robot Hal 9000, nova geração diz que parece que descobriu. vamos a ver .
    Saudações Marcianas

    ResponderEliminar
  5. O robot Hal 9000, nova geração diz que fomos bem sucedidos, vamos então aos comentário: tenho que confessar que dos cinco livros mais lidos não conheço o do Erico Veríssímo, aliás nunca li nada dele e infelizmente ainda não li o Dom Quixote e sei (aliás confirmado pelas suas palavrass) que ele bem merece ser lido.
    Saudações Marcianas

    ResponderEliminar
  6. "A Eneida" nunca li, mas tomei nota da sua opinião, na pergunta "o livro mais detestado". O meu é tão mau que me recuso a mencionar o autor ou o título do livro, dou pistas, para não lhe fazer publicidade é um "best-seller internacional".
    Saudações Marcianas

    ResponderEliminar
  7. Na terceira questão: "o livro mais vezes lido", confesso que não li nenhum dos que menciona, mas tenho os do Harry Potter, aqui na nave espacial.
    Saudações Marcianas

    ResponderEliminar
  8. A sua resposta à quarta questão é verdadeiramente demolidora, e registei com bastante interesse a sua opinião sobre o livro e o autor, já que ambos me são totalmente desconhecidos.
    Saudações Marcianas

    ResponderEliminar
  9. E chegamos à quinta questão (e aqui se tivesse a opção de colocar uns bonecos, utilizaria o do rosto muito vermelho , pois não li o D.Quixote. O Marciano, não a maça mais, mas sabe eu e o robo Hal 9000, nova geração, temos o blogue à 40 dias e adoramos colocar comentários sobre livros, filmes e música. Esperamos que passe por Marte e conheça o "Noticias de Marte". Segunda-feira às 15 horas, iremos ter mais uma pergunta, bom domingo.
    Saudações Marcianas

    ResponderEliminar