terça-feira, 25 de setembro de 2012

Para quê?

Eu não sou economista, nunca estudei economia nem nada que se parecesse, porém parece-me óbvio que, com as medidas de austeridade que estes senhores andam a impor, a despesa e o défice aumentem. Pois se aumentam a carga fiscal e reduzem o poder de compra, pondo alegremente tudo e todos a pão e água, como pode o défice recuar? Não há dinheiro, não há consumo. Sem ele as empresas não funcionam e fecham, despedindo muita gente. Gente que vai pedir subsídio de desemprego, que, por sua vez, sai directamente do bolso do Estado. Além disso, empresas fechadas significam menos receita fiscal para o Estado. Resultado: não saímos da cepa torta. Lindo.
 
Solução para isto? Ir inventando mais medidas de austeridade que vão directamente ao bolso do pessoal que trabalha. Ah, dirão alguns, mas a receita não funciona! Não faz mal: carreguemos nisso e depois, quando apetecer, olhamos para as fundações e outros Triângulos das Bermudas do dinheiro português. Gosto da lógica.
 
Entretanto vamos vendo o nosso poder de compra ir pelo cano abaixo, vamos vendo uma geração inteira de gente que estudou imenso a arrastar-se por aí sem emprego nem perspectivas e vamos vendo o buraco a aumentar, aumentar, aumentar... E no fim fica sempre a pergunta que nos consome: mas se afinal nada muda, tanto sacrifício para quê?

1 comentário:

  1. É a pescadinha de rabo na boca.. está mesmo tudo sem esperança e eu nem sei onde ir buscá-la. e sem dinheiro a economia para, para tudo.. e os sacrifícios?! eu não sei onde isto irá parar...

    por aqui vê-se um futuro negro

    ResponderEliminar