sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Conselhos no top

Palavra de honra que gostava de saber se o pessoal que leu O Segredo, realmente enriqueceu ao passar um cheque a si próprio e guardá-lo sob a almofada. Por outro lado, gostava de saber em quanto aumentou a fortuna de quem escreveu o livro. Na altura em que foi publicado, ouvi falar muito sobre ele e, honestamente, não acreditei numa única palavra do que sobre ele era dito. Faça assim ou assado que será rico e feliz, aja desta ou daquela maneira que será bem sucedido, acredite nisto ou naquilo que as coisas acontecerão são conselhos que não me convencem. Sempre me perguntei quem havia dado a estas pessoas a sabedoria suficiente para saberem como agir de forma a que tudo corra sempre pelo melhor. Mas espanta-me ainda mais que haja quem realmente acredite em tudo isto e o siga cegamente.
 
Lembrei-me disto quando fazia a ronda matinal pelos blogues que sigo e, no Blogtailors, encontro um post sobre os livros mais vendidos. Fui até à página que continha a informação mais desenvolvida e eis que aqui ficamos a saber que o livro mais vendido dos últimos cinco anos foi O Segredo. Enfim, o resto da lista, na maioria, também assusta um bocadinho, contudo é mesmo este campeão das vendas que me custa a engolir. Quão desesperado é preciso estar para se começar a precisar dos conselhos de outros que nem sabemos quem são e que os fornecem por intermédio de livros que nos custam dinheiro que lhes cairá directamente nos bolsos? Muito, creio eu, ou então não percebo mesmo nada.
 
Sem nenhum estudo muito apurado sobre o assunto, vejo muito frequentemente mulheres agarradas a livros deste tipo. Normalmente fico contente por ver que as pessoas lêem nos transportes, mas depois quando vejo que vão lendo estas coisas pergunto-me se é melhor ler aquilo em vez de não ler nada ou se mais valia mesmo que não lessem nada. É uma pergunta que me coloco muitas vezes e para a qual não encontrei ainda resposta. Ainda assim o que me parece mesmo é que se perde muito tempo a ler os conselhos dos outros e talvez ainda mais a publicá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário