quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Um Natal ao sol

Mais um ou dois graus e vamos todos passar o Natal numa praia da Costa da Caparica. Melhor: vamos dar o mergulho de Ano Novo em biquíni e em seguida, em vez de nos enrolarmos num cobertor para evitar a hipotermia, estender-nos-emos na toalha a apanhar banhos de luar na noite mais quente do ano. 

Senhores, não sei como está o resto do país, mas Lisboa está quente e muito soalheira! Não parece Natal, parece, quando muito, o início do outono. Não tenho precisado de casacos muito quentes. Aliás, chego a sair só de camisola porque não está frio. E ao sol chega a estar calor! Sinto-me como os australianos na passagem de ano, em tronco nu nas praias, mas envergando uns catitas gorros de Pai Natal. Só que para eles aquilo é normal e para nós não. Até parece estranho um Natal assim. Geralmente está muito frio e um céu bastante cinzento... Enfim, está tudo mudado e parece que até o Natal vai abdicar de ser uma época gelada para passar a ameno e cheio de sol. Já dizia Camões que "Todo o mundo é composto de mudança / Tomando sempre novas qualidades" e, como sempre, tinha razão. 

4 comentários:

  1. Escrevo-te com dois pares de meias e os pés gelados. Preciso continuar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisboa está hoje, novamente, com temperaturas demasiado simpáticas para a época e um sol muito quentinho. Vai ser um Natal estranhamente soalheiro.

      Eliminar
  2. Em contrapartida, está um frio de rachar em São Miguel (Açores).
    Vê-se o sol, mas é cá um frio que o nariz quase que cai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, parecem dois países diferentes! A sério, os casacos mal estão a ser precisos. Ontem até me passou à frente um moço de t-shirt! Achei exagerado, mas até percebi porque ao sol chega a fazer calor. Parecem dias de primavera ou de início de outono.

      Eliminar