domingo, 24 de abril de 2016

A grande crónica


Bem, sei que ainda não acabei o livro que tenho ali ao lado, Um Homem de Partes, mas este livro com as melhores crónicas do Manuel António Pina estava a gritar por mim na estante. Fui buscá-lo, li a primeira crónica, intitulada “Os Dois Natais”, e estou siderada. Já conhecia os seus livros infantis e alguma poesia, mas acho que as suas crónicas me foram escapando. Infelizmente, porque o que acabei de ler ultrapassa em muito aquilo que a crónica costuma ser: é literatura pura, boa, melhor, excelente! Felizmente, também, estive até hoje sem ler este texto, pois assim pude fazê-lo pela primeira vez e experimentar o espanto, o indescritível assombro de ler algo assim. Uma crónica sobre um deus que se faz homem e, exactamente ao mesmo tempo, esse mesmo homem faz-se deus. É absolutamente brilhante e capaz de nos deixar durante uns momentos a pensar no que acabámos de ler. É tão cheio de coisas e ao mesmo tempo tão transparente. Pede tanta interpretação e, simuntaneamente, revela-se-nos em todo o seu alcance. A mim deixou-me consciente de que Manuel António Pina pensou em alguma coisa que faz parte da nossa matriz cultural, que está sempre diante dos nossos olhos, mas que nunca vimos daquela maneira. Isto é ser um grande escritor.

Agora alguém pensará que, se calhar, para quem só leu a primeira crónica, podem ser elogios a mais. Talvez, ainda que acredite (pelo que conheço da sua restante obra e sabendo que foi distinguido com o Prémio Camões) que não é autor que não aguente a fasquia elevada. Mas também, mesmo que da sua pena apenas tivesse saído esta magnífica crónica, já seria fabuloso. Tantos escrevem tanto e não chegam além da medíocridade. Tomara eu fazer um texto assim, mesmo que fosse o único na minha vida. Que pena que Manuel António Pina já não esteja entre nós para continuar a escrever ad eternum.

3 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa.
    A crónica é muito extensa? Se fosse possível publicares, agradecia-te muito.
    Não sendo possível, agradeço-te na mesma a referência e o destaque.
    Bom resto de dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, até é das mais pequenas. Hoje não consigo, mas a ver se no fim-de-semana consigo deixá-la aqui. :)

      Eliminar
  2. Ooh! Que bom!
    Agradeço-te muito. É muito simpático da tua parte.
    Não atrapalhes os teus afazeres, faz quando puderes. Eu espero.
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar