sexta-feira, 4 de março de 2016

Olhando para livros XVI

Devido a dias de muito trabalho, não consegui deixar aqui diariamente as quixotadas relativas ao desafio sobre livros em que estou a participar. Seguem agora todas as que estão em falta e ainda a do dia de hoje e ficamos de contas saldadas porque... a seguir o trabalho espera-me.

22. Melhor citação (descrição)

“Mas, em volta dessas mansões altaneiras o curioso descobre os arpões emblemáticos, em ferro, que esclarecem as últimas dúvidas. Sim, todas essas casas altaneiras, todos esses jardins floridos saíram do oceano, quer do Atlântico, quer do Pacífico, quer do Índico. Foram arpoadas e arrastadas, uma por uma, desde o fundo do mar.”

in Herman Melville, Moby Dick,  ed. Relógio D’Água, p. 59.

23. Considerando que o primeiro livro da tua estante é a letra A, o segundo a letra B e por aí adiante, tira o livro correspondente à primeira letra do teu nome. Depois abre na página correspondente à soma do mês e dia em que nasceste. Qual é o quarto parágrafo?

Pode parecer que fiz de propósito, mas não. O livro é O Príncipe e o Pobre, de Mark Twain, e no quarto parágrafo da página trinta e sete diz o seguinte:

“E sorriu interiormente pensando: ‘Não foi inutilmente que, graças às minhas leituras, vivi entre príncipes e aprendi a empregar a sua linguagem elegante e florida.’”

in, Mark Twain, O Príncipe e o Pobre, Relógio D’Água, p. 37.

24. Top 5 dos escritores favoritos

Hum... Esta não é fácil. Vamos lá:
1.º Miguel de Cervantes
2.º José Saramago
3.º Gabriel García Márquez
4.º Mario Vargas Llosa
5.º Somerset Maugham

24. Top 5 das escritoras favoritas

Hum, esta ainda é pior porque infelizmente o mundo dos livros ainda está um bocadinho desequilibrado quanto ao género dos autores... Vou tentar:

1.º Emily Brontë
2.º J. K. Rowling
3.º Jane Austen
4.º Ana María Matute
5.º Matilde Asensi 

Nota: Este desafio já serviu para perceber que a maioria dos meus livros (diria que a esmagadora maioria) foi escrita por homens...


E pronto, já estou em dia. Lamento não conseguir seguir o programa de festas na data e hora certa, mas é-me mesmo impossível. Cá ficam, no fim de contas, os meus gostos literários e isso, afinal, é que importa.

Sem comentários:

Enviar um comentário