terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Olhando para livros III

7. Livro que não conseguiste acabar


O Perfume foi um livro que namorei durante muito tempo. O pouco que sabia sobre a história parecia-me interessante e, assim, lá avancei para a leitura. De facto, tiro o meu chapéu ao autor por ter conseguido colocar tão bem a sensação olfactiva num livro que anda sempre à volta deste sentido, quer seja para um aroma agradável quer seja para o maior e mais fedorento dos pivetes. No entanto, houve um momento da história em que o protagonista, um tipo nascido no meio da lama e da sujidade, mas com enorme capacidade olfactiva, se afasta e vive em completa solidão num sítio longe de tudo. Essa descrição pareceu-me eterna (e não é que eu tenha alguma coisa contra descrições longas) e repetitiva. Acabei por não ter paciência e fiz aquilo que todo o leitor que se preza detesta fazer: abandonei a leitura antes do final do livro. Não deu mesmo. Sei que houve muita gente a adorar este romance, mas para mim foi uma desilusão. Talvez um dia lhe dê uma segunda oportunidade, ou talvez não porque o que aqui não faltam são livros a pedirem atenção. Entretanto, mantenho-o à venda no meu outro blogue porque, realmente, não deixou saudades.

4 comentários:

  1. Eu li depois do filme e gostei bastante. Mas entendo que é uma história um pouco estranha e logo a escrita acaba por ser enfadonha e esquisita nalguns pontos.

    ResponderEliminar
  2. Cara Quixotadas, também eu li este livro, na época da sua publicação devido a um empréstimo de uma navegadora de Mercúrio, mas na verdade mais valia ter ido com ele até aos anéis de Saturno.
    Quanto àquele livro que não pode ser nomeado e me ocupa um espaço tão necessário na nave espacial (a feira do livro aproxima-se), o meu robot Hal 9000, nova geração, sugeriu oferecer o dito cujo a quem descobrir a sua identidade: eu dou as pistas e quem acertar recebe o livro. Mas depois não aceito a devolução. O que pensa da sugestão?
    Saudações Marcianas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já respondi a essa proposta no blogue marciano. Será O senhor dos Anéis?

      Eliminar
    2. Muita curiosidade, muita curiosidade!!!

      Eliminar