sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A Menina Quer Isto LXIV - Edição de Aniversário (e Natal)

Estou a dez dias de cumprir três décadas de existência e, portanto, a lista continua. Ontem descobri estes dois livros, novidades quentinhas quentinhas, uma delas ainda em pré-lançamento de tão fresca que é. 

O primeiro livro, O Paraíso Segundo Lars D., é do escritor português João Tordo que é, para mim, o melhor jovem autor português da atualidade. Temos grandes talentos nas letras protuguesas e parece-me que a nossa literatura está bem entregue nas mãos do Afonso Cruz e do Gonçalo M. Tavares, por exemplo. Porém, a meu ver, é das mãos do João Tordo que saem os textos que me deixam mais abismada, quer pelo talento para a escrita propriamente dita, quer pelas histórias que cria. Ainda hoje, o nome do romance Três Vidas recorda-me o envolvimento total em que me encontrei ao lê-lo. Assim, ontem, assim que soube do facto de este novo livro estar em pré-lançamento (estará à venda a partir do dia onze deste mês, antes do meu aniversário, portanto), fiquei em pulgas para anunciar ao mundo que a menina quer tê-lo. Tenho todos os livros do João Tordo e faço com eles (não gozem) o mesmo que faço com os do Saramago: doseio-os porque são tão bons que não quero ler tudo de uma vez e depois ficar sem livros para conhecer pela primeira vez. Enfim, a menina quer (e muito) isto:


Soube também, através da entrevista que deu à revista Sábado, que a socióloga Maria Filomena Mónica tem outro livro. Intitulado A Minha Europa, fala das viagens que fez e da Europa que foi encontrando. Parece-me, pela introdução que li aqui, na página da Wook (de onde retirei as imagens, também), um livro muito pessoal, mas não só, já que olha para a Europa e suas mudanças históricas, políticas e culturais. 

Há quem deteste a Maria Filomena Mónica e, acreditem, também não concordo com tudo o que ela diz. No entanto, o modo simples como diz as coisas, a forma direta e objetiva (por vezes seca) com que diz o que quer dizer, sem papas na língua, atrai-me. Também a vida cheia e louca que teve, capaz de deixar uma pontinha de inveja a todos os que, como eu, sejam “ratinhos de biblioteca”, faz com que queira conhecer as suas vivências. É por esse motivo que tenho quase todos os seus livros (falta-me, com enorme pena minha, Os Dabney, que a Tinta-da-China tem como esgotado há demasiado tempo...). A autora viajou muito ao longo da vida, conheceu muitas coisas, muitas gentes, muitos monumentos e, pelo meio de uma vida cheia, teve tempo de pensar sobre tudo o que viu e ouviu, vertendo parte disso em livro. Livro esse que, imagine-se, a menina também quer.

5 comentários:

  1. Já não passva aqui há algum tempo
    Tordo não me diz nada.
    São gostos, claro.

    Terminei a leitura de "Uma conspiração de estúpidos", Gostei tanto, é hilariante e inteligente. Se tiveres oportunidade lê.
    Os teus gatinhos são uma maravilha, tratar do que a irmã não pode (ou não quer) fazer é de louvar. Coisas boas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora dava-me jeito que ele também lhe trocasse o penso, que sempre evitava uma ida ao veterinário. ;)

      Gosto muuuuito do Tordo, mas claro: como dizes, são gostos. A Conspiração de Estúpidos está na lista de ‘eu quero’. A ver se vem pelo aniversário ou Natal. :)

      Eliminar
  2. Esqueci-me!
    Já li "O cónego" de Pires Cabral. Muito bom, há ali uma ruralidade que desconheço e que me maravilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, ainda hoje, dos meus livros favoritos. Adoro aquela história, a ironia, os cenários imaginados e o pezinho nos nossos autores do século XIX. Maravilhoso!

      Eliminar
    2. Tens muita razão.
      À semelhança de Rui Nunes (escritor muito diferente), Pires Cabral é quase desconhecido.
      A "conspiração de estúpidos" é um livro genial. Solta gargalhadas, mas há também um misto de solidão. Muito bem escrito.
      Ana Teresa Pereira é outra escritora muito boa e quase desconhecida..

      Eliminar