quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Projeto Adamastor - o inquérito “Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa”

O Projeto Adamastor procura tornar acessível ao público um acervo digital de clássicos da literatura lusófona. Esta biblioteca digital pretende ser gratuita e servir a procura de todos aqueles que queiram ler nos seus eReaders, tablets ou smartphones as obras de grandes autores em domínio público. Todavia, o Projeto Adamastor, sempre ligado ao mundo dos livros e da literatura, também procura perceber quais são, para os leitores, os melhores livros escritos em língua portuguesa. Assim, lançou o inquérito “Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa”.

No fundo, o que têm de fazer é puxar pela memória, recordar os bons livros de autores lusófonos que já tiveram a sorte de ler e elencá-los (por ordem de preferência) numa lista de dez obras. Este critério da ordem de preferência é importante porque servirá para que no fim os resultados sejam apurados.

Porque me parece importante conhecer o que de melhor as letras portuguesas já criaram; porque é muito bom conhecer os gostos dos outros para podermos traçar os nossos e porque falar ou escrever sobre livros nunca é tempo perdido, deixo-vos o link para o texto de apresentação deste inquérito intitulado “Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa” e para o próprio formulário do inquérito. Seria muito bom que pudessem participar e ajudar o Projeto Adamastor a perceber quais são os romances em português mais apreciados pelos leitores e, no fim de contas, ajudar a que esta iniciativa com um nome que nos diz tanto possa continuar o seu trabalho no que ao infinito mundo dos livros diz respeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário