quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Top Cat

 
Ontem resolvemos ver o primeiro episódio de Top Cat. O que é isso? Uns desenhos animados que fizeram parte da nossa infância nos idos anos de oitenta e tal, inícios de noventa. Já nem sei em que canal passava, mas eram daqueles desenhos animados que nunca deixavam de fazer parte das manhãs televisivas (um bocadinho como os Flinstones).
 
Admito que na altura não eram os meus desenhos animados favoritos, ainda que amasse alguns pormenores como o telefone no poste e o próprio Top Cat a viver numa lata de lixo com campainha... No fundo, o gato amarelo da ponta esquerda - o Top Cat - era um chico esperto que queria ter uma grande vida, mas sem se esforçar muito. Tinha um grupo de amigos em que cada um era melhor e mais tonto que o anterior. Todos partilhavam da mesma "chica-espertice" e desejo de vida fácil do Top Cat.
 
Ontem vimos o primeiro episódio e não consegui evitar de sentir uma certa pena pelas crianças que hoje têm desenhos animados cheios de 3D e muito pouco iguais ao Top Cat, aos Flinstones, aos Jetsons, entre muitos outros. Em pouco tempo, ouvi no episódio de ontem uma série de palavras que duvido que conhecesse enquanto criança, mas que caíam mesmo bem no contexto e que, também, acabavam por perceber-se pelo contexto. Fiquei com a sensação (que já tenho há muito tempo) de que as crianças de hoje recebem desenhos animados muito «mastigados», muito simples e que apostam tudo na cor e na imagem, abdicando de histórias bem compostas e com um vocabulário que obrigasse a pensar. Dá-se-lhes música e simplicidade em excesso. Prova disso é que hoje se dobra tudo, mesmo aqueles desenhos animados para crianças mais crescidas. Já não existem legendas, já mal se ouvem as vozes originais das personagens. Quando até o Harry Potter passa dobrado na televisão, acho que percebem o que digo! Curiosa e ironicamente, foi com a desculpa das legendas dos desenhos animados que a minha mãe me convenceu a ir à escola quando eu fazia fitas, antes da primeira classe, a dizer que não queria ir...
 
Hoje há mais Top Cat!
 
Nota: A imagem saiu daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário