domingo, 18 de agosto de 2013

Livros novos

Em terra de boa gente, boa comida, belas peças de ouro e lindíssimas paisagens também se encontram bons livros. Por cá encontrei a baixo preço a tradução portuguesa que me faltava dos livros de viagens do Paul Theroux. Desta vez o passeio é por terras africanas, numa demonstração de que o continente africano é muito, muito mais do que as guerras e conflitos de que vamos ouvindo falar na televisão. Viagem Por África estava, há duas semanas, a quase trinta euros na Fnac do Colombo. Felizmente tive juízo e ontem trouxe-o por onze euros...


A Segunda Vinda de Cristo, de John Niven, é uma novidade acabadinha se sair. Parece-me ser uma coisa ao estilo do Cordeiro: o Evangelho Segundo Biff, de Christopher Moore. Com um tom muito bem disposto e enorme humor, pretende descrever uma segunda vinda do filho de Deus à Terra para reparar os estragos feitos pelo Homem nos últimos quatrocentos anos (período durante o qual, segundo o narrador, Deus tirou férias para ir à pesca...). Deixo-vos o que está escrito na contracapa do livro (tanto as fotos quanto a sinopse foram retiradas da página da Wook). 



"«Sê Simpático». Foi este o único mandamento que Deus entregou a Moisés. E ninguém poderia ter adivinhado o resultado da insatisfação deste último ao recebê-lo das mãos do Senhor… 
Estamos em 2011 e Deus acabou de regressar de umas férias retemperadoras, apenas para encontrar a Sua criação virada do avesso: guerras mundiais, o Holocausto, fome, capitalismo desenfreado e… cristãos. Cristãos por todo o lado. Inteirado por S. Pedro sobre os últimos acontecimentos na Terra, Deus decide que a única hipótese de repor a ordem é voltar a enviar o filho, Jesus, e esperar pelo melhor. 

Renascido no Midwest americano, e a tentar singrar como cantor e guitarrista em Nova Iorque, Jesus, JC para os amigos, encontra no programa de talentos Estrela Pop Americana a forma mais eficaz de chegar aos corações de todos e veicular a mensagem mais importante de todos os tempos, há muito perdida: «Sê Simpático.» E tudo parece estar a correr bem, mas a Humanidade tem má memória…
Irreverente, chocante e hilariante, A Segunda Vinda de Cristo não usa de subterfúgios para criticar a religião organizada, a sociedade consumista, a desmedida obsessão pela fama e a cultura da mediocridade, imaginando o que aconteceria se o filho de Deus voltasse a pisar chão terreno."




2 comentários:

  1. Agora podia dizer que fiquei cheia de inveja com as tuas novas aquisições mas, como dizem alguns, que era inveja da boa, etc etc. Mas é mentiiiiiiiiiiiiiira. É daquela mázinha, que nos deixa com um tom de pele esverdeado.

    :)
    Boas leituras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De vez em quando também ouço essa da "inveja boa" e também não percebo. Acho que isso não existe. Quanto aos livros, comecei a ler o A Segunda Vinda de Cristo e já vou na página 100. Aquilo devora-se devido à situação tão caricata que se descreve.

      Obrigada pelo comentário! Boas leituras. :)

      Eliminar