quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O fim da pousada no Gil Eannes

Ano novo, hábitos velhos. Mas também, é difícil não os ter quando continuamos a ver coisas que são atentados ao que de bonito e único temos. Assim, vamos lá bater no ceguinho que ele bem merece.
 
Ora, hoje soube que o nosso (excelso e mui dado a estas coisas) Governo resolveu encerrar definitivamente a Pousada da Juventude que existe dentro do Navio Gil Eannes, em Viana do Castelo. Porquê? Pela razão do costume: o custo da manutenção é elevado e a afluência é pouca. Em suma: obedece aos critérios costumeiros para arrasar com tudo. É/era a única pousada flutuante do país, mas isso não interessa aos senhores que podem bem pagar uma noite num hotel catita. Era pouso para muitos jovens portugueses e de outras nacionalidades que por ali paravam durante o ano e em especial no Verão, em Agosto, durante a famosa Romaria da Senhora da Agonia. Mas que importa isso? Custa caro, acaba-se: agora é assim.
 
Ainda espanta. A sério que estas coisas ainda vão espantando, apesar de já termos a obrigação de nos irmos habituando a estes encerramentos, a estes finais pouco airosos para coisas que tínhamos como nossas e que nos faziam falta. É que nós pagamos os impostos, mais as derrapagens e os desvios e até pagamos a merda feita em bancos privados que nenhum engravatado soube gerir. Porém, como contrapartida recebemos sempre uma mão cheia de nada e outra que ainda nos leva aquilo de que gostamos. Vão-se centros de saúde, maternidades, escolas, tribunais e agora até já o que julgávamos adquirido e inócuo encerra. Aos poucos ficamos com um Portugal vazio, triste e feio. Com fartura só temos por cá as vacas loucas que nos governam e que nos roubam, diariamente, mais um bocadinho da alegria.
 
Por mim a Pousada da Juventude do Navio Gil Eannes, em Viana do Castelo, continuava aberta e a servir todos os que querem conhecer aquela linda cidade minhota. Por mim continuava aberta a pousada e muitas das outras coisas que vão fechando por serem dispendiosas (ou por outras razões que nem chegamos a compreender), sem que, contudo, nos reduzam o muito que descontamos para as ter (a essas e outras). O Navio Gil Eanes, até ver, continuará por lá para ser visitado, porém estará mais pobre. Ele e todos nós. O que nos tirarão a seguir?
 


 
 

2 comentários:

  1. Ohhhhh. Ainda não sabia dessa triste notícia! :(

    ResponderEliminar
  2. Eu não sabia atéda existêncoia dessa Pousada, se calhar esse era um dos problemas a falta de divulgação, até estive há cerca de dois anos em Viana e procurei estadia e não fui informada dessa Pousada, é uma pena efectivamente,eu gostaria bastante de experimentar. Efectivamente estão a dar cao de tudo o que é bom no nosso Pais.

    ResponderEliminar