sábado, 14 de abril de 2012

Coisas preferidas XVI

Acho que já todos perceberam que adoro Viana do Castelo, que a acho uma cidade linda e que gostava muito de viver para aqueles lados. Ora, àquela cidade não falta nada para ser perfeita e, por isso, a gastronomia é de fazer uma pessoa perder a cabeça. Normalmente quando chego de Viana dizem-me sempre que venho mais gorda (o que não é muito simpático), mas venho feliz e com o estômago bem mais do que aconchegado. Sim: porque as gentes vianenses cozinham bem que se fartam e em porções muitíssimo generosas. Uma pessoa bem tenta resistir e tal, mas cai sempre em tentação, amén.

Já tive muitos restaurantes de eleição em Viana. Gostava muito de um que entretanto se tornou bastante javardo e, por isso, desisti de ir lá. Já me apaixonei por outros dois restaurantes, mas desde há uns dois anos que deliro com um que me passou despercebido durante os primeiros anos em que visitei a cidade. O restaurante de que falo existe noutras cidades (Braga, Porto e Póvoa do Varzim), mas só ainda o experimentei em Viana do Castelo. Chama-se "O Bodegão" e fica no último piso do Shopping Estação Viana. Serve sobretudo comida tradicional portuguesa e funciona em duas vertentes: serve pratos mais económicos para quem vai ficar a comer com o seu tabuleirinho na praça da restauração do centro comercial e serve, por outro lado, refeições um pouco mais caras (nada de extraordinário) a quem se senta no interior do restaurante e é servido pelos seus funcionários.

A comida, minha gente, é estupidamente boa. As tranches de vitela na sertã (cuja foto aqui vos deixo) são divinais. A picanha é de levar às lágrimas de tão boa que é e, segundo o meu moço, a francesinha também é maravilhosa (não aprecio francesinhas, mas acredito nele). Servem, também, uns medalhões no espeto que parecem pecado. Enfim, tudo o que por lá experimentei deixou-me satisfeita ao ponto de vir para aqui recomendar-vos aquele pequeno paraíso gastronómico.

Contudo, o que torna aquele restaurante num sítio a que apetece voltar, não é apenas a comida: também os funcionários merecem uma palavrinha neste «Coisas Preferidas». Desde que vamos lá que somos bem atendidos, sempre com mais atenção do que os costumeiros «então o que é que vai ser?». Há um funcionário brasileiro que é de uma simpatia e cordialidade como se vê pouco. Não se limita a servir-nos: pára para conversar um pouco com os clientes e procura, realmente, proporcionar-nos uma refeição de qualidade. Também um outro rapaz (que ainda não percebi se é dono, gerente ou chefe de sala) é simpatissíssimo e muito preocupado com o bem-estar de quem frequenta o estabelecimento. Em suma: é um lugar muito aprazível, com uma decoração acolhedora e onde os funcionários (que trabalham que se fartam) são muito simpáticos. Aconselho vivamente a que dêem lá um pulito e a que experimentem as boas das tranches de vitela na sertã, acompanhadas com uma sangria de espumante. E, já agora, para sobremesa, provem o estupidamente bom bolo de bolacha e moka (oh meu Deus, é tão bom!) ou a baba de camelo.


4 comentários:

  1. Nunca experimentei ficar lá dentro a jantar, normalmente pego no tabuleiro e vou à minha vida, porque os almoços no shopping são sempre assim numa base rápida. E a comida é bastante agradável também nos outros, pelo menos nos "Bodegão" do Porto que também conheço...
    A próxima vez que vieres a Viana tens que experimentar o "Manel", alguma vez lá foste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não... Não estou a ver qual é. Onde fica? Eu quando vou a Viana almoço sempre lá dentro e acabam sempre por ser almoços bem longos, mas sempre fantásticos. É como digo: comida boa e bom ambiente. : )

      Eliminar
  2. Até há bem pouco tempo ficava numa ruinha estreita quem desce a avenida dos Combatentes à esquerda quase no fim, mas agora fica na base dos edifícios novos da praça da Liberdade :)
    Era uma tasquinha, daquelas em que as pessoas todas se conhecem e comem ao balcão, agora tem mais ar de restaurante, mas a comida continua óptima. É muito tradicional e caseirinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sei qual é! No outro dia fui lá espreitar o menú, mas como veio logo um empregado disparado perguntar-me se não queria entrar, que tinham isto e aquilo decidi adiar a ida. Odeio quando o pessoal se aproxima da porta para ver a ementa e vem logo alguém pressionar para entrarmos. Nesse dia acabei por ir ao Viana Mar. Mas já que dizes que lá se come bem, quando voltar a Viana vou lá experimentar. : ) Adoro comida caseirinha e às vezes não se encontra (em Lisboa chega a ser trágico).

      Eliminar