segunda-feira, 2 de abril de 2012

Falta de civismo e maus fígados

Hoje, no hipermercado, coloquei as minhas coisas no tapete e pus no meio delas a marca que separa as compras porque ia dividir as contas e pagá-las separadamente. A senhora idosa que estava atrás de mim tira essa marca de onde eu a tinha colocado e põe-na entre as minhas coisas e as dela. Eu, pensando que ela se tinha enganado, agarrei-a novamente e coloquei-a no sítio onde a tinha posto inicialmente. Ela volta a tirar a marca, a pô-la entre as minhas compras e as dela, batendo com ela no tapete e dizendo rispidamente:

- Não, não: isto é aqui! Isto não é assim! É aqui é que se põe!

E ao dizer isto começa a juntar as minhas compras, a amontoar tudo, como se fossem dela, como se eu não tivesse direito a pagar as coisas separadamente. Eu, meio incrédula com a parvoíce da senhora, volto a agarrar na marca e coloco-a nas minhas compras (que ia separando novamente, já que a senhora tinha tirado a minha divisão) e digo-lhe:

- Não: é aqui! Eu ainda sei bem o que estou a fazer!

- Ah, está bem, não percebi. - resmunga ela.

Pensei que a coisa tivesse ficado por ali, mas a senhora, decididamente, não estava com vontade de me deixar sossegada. Colou-se a mim de tal forma junto ao pagamento automático que pensei por momentos que fosse ser vítima de um assalto por parte de uma senhora velhinha. Basicamente dava-me empurrõezinhos para eu me despachar.

Não sei se era falta de educação, mau humor descarregado em cima de quem não conhece de lado nenhum, vontade de chatear alguém ou qualquer outra coisa. O que sei, e que já não é a primeira vez que percebo, é que os jovens têm sempre a fama de serem mal educados, horríveis, uns verdadeiros monstros para os mais velhos. E muitas vezes isso é verdade. Mas o mesmo sucede com os mais velhos. A falta de civismo não é, de forma alguma, um exclusivo dos mais novos, embora não sejam poucos os que acreditam nisso.

2 comentários:

  1. Quantas vezes eu já não apanhei essa mesma falta de civismo por parte dos mais velhos. Creio que eles pensam, que por serem mais velhos e termos respeito a eles que podem muito bem fazer o que querem.

    Lembro-me numa das poucas ocasiões em que uma senhora andava com apenas duas compras na mão a pedir a pessoas se poderiam deixar passa-la à frente. Quem não deixaria uma velhinha passar com apenas duas peças de compra? Deixaram, e ela vai buscar um daqueles cestos que se puxam cheio até acima. Lamento, mas mesmo os mais velhos têm de ter a mínima ética social.

    Ou pelo menos assim penso.

    ResponderEliminar