quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Diz que é moda, mas a outra ficou para tia



A minha irmã, que sabe bem o quanto gosto de sapatos (embora ande muito controlada), enviou-me este link com uma galeria de imagens contendo os sapatos mais excêntricos desta estação. Este azulinho que aqui vos deixo, e que é coisinha para qualquer bobo da corte se sentir ricamente vestido, custa, por exemplo, 995€. Coisa pouca. Perante tamanha beleza e graciosidade, quem se põe a contar tostões?

Se percorrerem as imagens, vão tê-los para todos os gostos. Altos, rasteiros, com cano, sem cano, com atacadores, com pêlo... Há de tudo, que todo o pé precisa do seu sapatinho. Por exemplo: para quem quer um pouco de altura, mas também quer sentir nos pés a sensação de os ter enfiados num coelho fofinho, há esta hipótese:


Depois também há a bota elegante, preta, nada a fazer recordar as bruxas das bandas desenhadas e dos filmes da nossa infância:

E o melhor é que podem ser vossas por apenas 790€. Como o Halloween vem a caminho, talvez seja melhor apressarem-se.

Enfim, há quem não veja grande importância nos sapatos, há quem ache que as mulheres que adoram sapatos não têm juízo nenhum, há quem ache que os sapatos são só aquela coisa que se põe nos pés para as pedras do chão não nos magoarem e para não apanharmos pé de atleta. Não, meus caros. Tudo errado! Os sapatos mudam a vida de uma pessoa. Ora imaginem...

Está a Gata Borralheira em casa a limpar a chaminé, a ser escravizada pela madrasta e pelas irmãs feias. Quer ir ao baile, mas não tem como. Não pode ir de avental e com umas chanatas velhas. Não é assim que se vai a um baile oferecido por um príncipe. Pois bem, lá lhe aparece a Fada Madrinha, dá-lhe um vestidinho dos bons e completa a toillete com isto:


Lá vai ao baile, dança kizomba com o príncipe e, à meia-noite, ouve as badaladas e começa a correr escada abaixo para apanhar a Uberabóbora. Pelo caminho cai-lhe o sapatinho peludo. Chega a casa, enfia-se na cama e no dia seguinte pega ao serviço outra vez com o balde e a esfregona. 

Como já leu umas coisas, sabe que o mais certo é o príncipe andar à procura da moçoila que dançou com ele na noite anterior. Andará pelo reino, armado com o sapato e a tentar enfiá-lo no pé que o aceite como uma luva. A Gata Borralheira, por isso, espera, enquanto lava o chão da cozinha. E espera, e espera, e espera. O príncipe não chega naquele dia. Virá no próximo, pensa ela. Espera, espera, espera. Não lhe aparece na semana toda. Uns tempos depois anuncia-se o casamento do príncipe com outra moça da zona. A Gata Borralheira fica passada e resolve escapar à limpeza da caixa de areia dos gatos da família para ir até ao palácio tirar satisfações. É que não se muda uma história com séculos assim sem mais nem menos! Chega lá, manda dois berros ao secretário do príncipe até que o jovem aparece e lhe explica que NUNCA na vida iria procurar uma alma que usasse um sapato peludo. Diz-lhe mesmo:

- Filha, tu até nem és mal apanhada, mas a pantufa não dá. 

- Ah, mas tu tinhas de ir à procura porque é o que está no guião e só te casavas quando o sapato servisse! É o que diz a história!

- Pois... Mas há limites que nem a história permite ultrapassar. E espera lá: o sapato não devia ser de cristal???

- . . .

E assim ficou a Gata Borralheira para tia. Tudo por causa dos sapatos. Fica, pois, provado que o que se põe nos pés faz toda a diferença. 


1 comentário:

  1. A usar esse par, a Gata Borralheira podia usar o sapato que lhe ficou como a própria esfregona!

    Btw, adoro estas coisas de sapatos bizarros das passerelles. Gosto de sapatos, mas gosto mais ainda deste tipo de coisa, não me perguntes porquê. Acho que esses azuis ganham totalmente, parecem aquela mala da Balenciaga que é igual ao saco do Ikea, mas em sapato. Também gostei destes: http://cdn.maxima.pt/images/2017-10/img_974x632$2017_10_17_15_25_50_329960.jpg tem aquele toque Spice Girls mas ao mesmo tempo tem um toque stripper heel não translúcida.

    Já estes: http://cdn.maxima.pt/images/2017-10/img_974x632$2017_10_17_15_25_43_329952.jpg têm a stripper heel translúcida (mas em versão discreta) ou, se preferires, o salto de cristal - e a esfregona. Perfeitos para a Gata Borralheira moderna!

    ResponderEliminar