quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Devaneios doces: beleza ou sabor?

Eis uma coisa em que tenho reparado nos últimos tempos: o sabor dos bolos (de aniversário, casamentos e afins) tem sido sacrificado em prol do aspecto. Raras são as vezes em que um bolo muito bonito sabe bem. Ou eu tenho muito azar, ou quanto mais perfeito é o bolo, pior sabe. E isto tem vindo a acontecer desde que a pasta de açúcar ganhou adeptos. Meus caros, aquilo pode deixar os bolos lindíssimos, mas sabe a pasta de dentes de marca branca e já fora da validade. É horrível! Que saudades dos bolos cobertos com uma fina camada de massapão, aquela cobertura geralmente branca que costumava estar em bolinhos húmidos recheados de creme de ovos. Agora vem uma camada espessa de pasta de açúcar, acompanhada de uma decoração tão espectacular que temos pena de comer o bolo e quando finalmente vamos comer aquilo ficamos com os dois maxilares colados um ao outro.

Os últimos bolos de aniversário e de casamento que comi eram lindos, mas horríveis ao nível do sabor. É que por baixo da maldita pasta nem sequer está aquele bolo leve e meio húmido a que estivemos habituados a vida toda (pudera, não devia aguentar com o peso daquela pasta horrenda): geralmente está uma massa pesadona de chocolate ou de frutos secos e a combinação de bolo e cobertura chega a dar vontade de chorar. Os bolos até podem querer-se bonitos, contudo, que eu saiba, ninguém paga por nenhum para olhar para ele de forma vitalícia, mas sim para comê-lo. Por isso acho que vou lançar a seguinte petição: baixo a pasta de açúcar, viva a massapão!

Notinha: A propósito, a massapão também permite bolos bem bonitos. Todos os bolos de aniversário que entram cá em casa têm essa cobertura e vêm sempre fabulosos. E sabem que é uma maravilha!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário