domingo, 18 de outubro de 2015

A Menina Sugere Isto XVIII

Hoje a sugestão não é para vocês, mas para os vossos gatitos. E é uma sugestão muito específica, mas que pode ser mais alargada. 

Quando o meu gatito mais velho veio cá para casa, vinha habituado a uma ração para bebés até aos quatro meses, da Royal Canin. Comprei-lha, fui aos arames com o preço e a verdade é que se deu muito bem com isso (com a ração, não com o preço). Depois mudou para a Kitten (gatos acima dos quatro meses e até fazerem um ano ou serem esterilizados), aos seis meses passou para a Kitten Sterilized e aos doze meses passou a sacalhões enormes de Sterilized (para gato adulto). Depois descobri que a Royal Canin tem uma linha, tanto para cães quanto para gatos, dirigida a determinadas raças e que uma das disponíveis era, precisamente, para Bosques da Noruega. Comecei a comprar essa ração para o Sr. Gato, uma vez que só existe para gatitos acima dos doze meses, e a diferença no pêlo é abismal. Ele já tinha uma pelagem bonita com as outras rações da marca, mas com a ração especificamente dirigida à sua raça passou a ter o pêlo muito mais brilhante, macio e com tendência a formar menos, mas mesmo muito menos nós. Além disso, deve saber-lhe muitíssimo bem, porque o gato adora-a ainda mais do que já adorava os outros tipos de ração. Mas como aquilo tem pedaços maiores e mais duros (precisamente para cuidar dos dentes), dá mais trabalho a mastigar e, assim, comem menos quantidade do que comeriam com outro tipo de ração.

A minha gatinha fará o mesmo percurso. Brevemente será esterilizada e passará a comer Kitten Sterilized, com a diferença de que, depois dos doze meses, nem provará a Sterilized, pois passará logo para a ração específica para a sua raça. Como complemento dou-lhes uma ou duas vezes por semana saquetas de comida húmida com molho da Royal Canin. O momento em que eles vêem as saquetas e que percebem que as vão comer é hilariante e bastante barulhento...

Agora o preço... A Royal Canin, sendo uma marca de gama alta de comida para animais, não é barata. Todavia, existem formas de conseguir alimentar bem os nossos peludos sem ficarmos nós a passar fome. Uma das formas é recorrendo às muitas lojas online (como a Tiendanimal e congéneres) que depois vos entregam a encomenda em casa. Muitas vezes, em encomendas acima de um determinado valor, os portes até são gratuitos. Outra forma é encontrando perto de vocês uma loja Petoutlet ou recorrendo à sua loja na internet. Têm sempre promoções e uma oferta variada, pelo menos no que a esta marca diz respeito. Há outras igualmente boas, mas não posso falar sobre elas porque os meus gatos nunca as experimentaram.

O que é importante é que os nossos animais domésticos tenham o que de melhor lhes pudermos dar. Há por aí muito alimento que pode até matar a fome, mas que é deficiente no que ao aspecto nutricional diz respeito. Há também quem opte por ir comprando o que está em promoção nos hipermercados, mesmo que isso signifique trocar quase semanalmente a marca da ração e provocar com essa atitude problemas gastro-intestinais que facilmente seriam evitados. Nenhum de nós gosta de ter dores de barriga, diarreias e outros problemas parecidos. Então por que motivo havemos de provocar tudo isso nas barriguitas dos nossos peludinhos? Tudo aquilo de que eles precisam é de estabilidade no que à alimentação diz respeito. E isso pode depois poupar uns trocos no veterinário, que é bem mais caro do que uma saca de ração de boa qualidade.



Nota: Ninguém me pagou para fazer publicidade à Royal Canin. Falei desta marca porque é a que dou, desde sempre, aos meus gatos e porque tem corrido muito bem. Outras haverá igualmente boas, mas o mais importante é mesmo que demos comida de qualidade aos nossos animais e que sejamos constantes com as marcas escolhidas. Neste caso, além do resto, queria salientar a gama voltada para determinadas raças que, de facto, faz diferença, nomeadamente no pêlo.

Sem comentários:

Enviar um comentário