terça-feira, 26 de maio de 2015

O meu problema com as sandes

Quem me conhece sabe que gosto muito mais de pão do que de bolos e que prefiro mil vezes comer uma sandes do que um bolo, quer seja em casa quer seja fora. Porém, em cafés, pastelarias e no bar da faculdade começo a ter horror a sandes e a preferir optar por um bolo cheio de creme. E porquê?

É um facto que geralmente as sandes são mais caras do que bolos (o que não deixa de ser estranho), mas também não é preciso justificar tanto o preço absurdo que muitas vezes se pede por uma sandes colocando dez fatias de fiambre dentro de um pão e untando-o com meio pacote de manteiga. O mesmo com o queijo. Há pouco tempo, numa cafeteria muito conhecida pedi uma sandes de queixo e não estou a exagerar quando digo que a altura do queijo dentro do pão atingia os dois centímetros. Fiquei enjoada e durante uns tempos nem consegui ver queijo flamengo à minha frente. Acho que a quantidade que puseram dentro da minha sandes era mais ou menos a mesma que vem num pacote de queijo normal e que abastece a minha casa durante mais de uma semana...

Com o fiambre já me aconteceu o mesmo muitas vezes e já cheguei ao cúmulo de ter de tirar boa parte do fiambre que me puseram dentro do pão e pelo qual estava a pagar de maneira a conseguir comer a sandes. E quando é com a manteiga? Aí nada a fazer: manteiga a mais arruina o pão e não dá para tirar.

Acabou de acontecer-me o mesmo no bar da faculdade. Pedi uma baguete com fiambre e manteiga e pedi logo "pouco fiambre". A senhora lá me ouviu e cumpriu, mas quando chegou à parte da manteiga parecia possuída e que o ordenado dela dependia das camadas de manteiga que ia pôr naquele pão. Tive de a mandar parar e mesmo assim, com o resto da sandes aqui à minha frente, estou a olhar para o disparate que para aqui vai.

Não dá para entender a pancada, mas é tão frequente que parece uma espécie de convenção. Parece que esta gente recebe formação e que lhe é dito "Hey, o pão até é barato, mas queremos que as sandes sejam mais caras que os bolos, por isso é carregar no recheio. São dez fatias de fiambre ou de queijo por pão e meia barra de manteiga por cada lado do pão. Se o fizerem, serão funcionários do mês."

Gentes, parem de arruinar o pão e de nos tratar como porcos. Assim até eu prefiro bolos cheios de creme logo ao pequeno almoço.

2 comentários:

  1. Por acaso não sou muito fã de sandes em cafés e afins. Como a minha ocasional baguete de frango ou atum (uma vez de dois em dois meses, se tanto) mas de resto para sandes como-as em casa.

    Só há algo que gostava, que era comer um pão com manteiga quando bebia galão... mas a partir do momento que soube que um pão simples para levar custa 10 cêntimos, mas para comer no café custava 35, e se fosse com manteiga custa 60, também deixei essa prática.

    Nunca vi grandes fatias de queijo/fiambre. Até acho que têm medo de as meter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se precisar de comer fora de casa, entre bolos e pão prefiro, sem dúvida, pão, ainda que ache uma roubalheira o que acontece com as sandes. Mas a minha experiência é esta: vem de lá sempre um "camadão" de recheio que nem sentes o sabor do pão. Juro, há umas semanas puseram-me queijo com uns dois centímetros de altura no meu pão. Não consegui comer aquilo. E hoje a senhora cortou no fiambre porque pedi, mas esticou-se bem na manteiga. E isto é sempre assim. Dá a impressão de que querem justificar o preço da sandes. É o horror.

      A minha refeição de eleição é pão fresco com manteiga, mas não é preciso pôr lá o pacote todo...

      Eliminar