sábado, 25 de abril de 2015

Liberdades literárias

Numa ida à FNAC devido a uma necessidade profissional, deparo-me com os últimos dias da Festa do Livro e com um vale da dita loja ainda por gastar. E eis que o saco regressa cheio de coisas boas:

 
Aproveito para aplaudir a iniciativa da editora Civilização que publica agora uma colecção de clássicos infanto-juvenis, alguns deles indisponíveis até agora, como é o caso de Anne dos Cabelos Ruivos. Já estive a espreitar a badana do livro e há outros títulos muito promissores. Ficarão para a Feira do Livro, que está quase aí.
 
Ainda uma palavrinha sobre o livro Viagem Pela Literatura Europeia, de António Mega Ferreira. É um livro carito, não vou mentir, mas o suminho que tem é de babar: dez partes sobre dez obras diferentes, todas elas fazendo parte do cânone europeu e merecedoras de toda a atenção que se lhes possa dar. Dom Quixote (claro), Odisseia, Werther, Ilusões Perdidas, O Livro do Desassossego, Em Busca do Tempo Perdido são exemplos dos textos abordados pelo autor nesta viagem por aquilo que de melhor as letras já produziram.
 
Já agora, aproveito para dizer que a adaptação de Os Lusíadas feita por Vasco Graça Moura até a mim, que não aprecio particularmente adaptações de clássicos, me encanta. Para um primeiro contacto com a epopeia camoniana, este é o texto ideal, já que se lhe assemelha na forma. É um trabalho extraordinário feito por um escritor extraordinário.
 
Por fim, importa dizer que a secção de literatura infanto-juvenil da FNAC do Alegro de Alfragide é de babar. Faz ver a outras FNACS maiores. Tem muitas coisas boas, muito variadas e bem arrumadas. Ir lá é uma tentação para o bolso. Felizmente hoje havia vales. Quando acabarem, a ver se evito entrar lá.

Nota: Na loja deixei ficar o novo livro com os discursos de Gabo. Custou-me muito, mas o vale não era elástico. Espero que também esse vazio se resolva com a Feira do Livro de Lisboa. Esse e muitos outros, que a lista aumenta de dia para dia...

Sem comentários:

Enviar um comentário