quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Duqueza de Alba e a minha inveja

Morreu a Duquesa de Alba. Tenho para ali um ebook sobre o Duque de Alba, o primeiro de todos, e a ver se o leio para perceber a importância histórica desta família. Digamos que a exuberância desta senhora que faleceu não dava propriamente lugar a que se pensasse em história...

Há uns anos, não sei se se lembram, falou-se muito desta duquesa porque veio, já bastante avançada na idade, promover a sua biografia a Portugal. Falou-se também bastante do seu casamento com um homem vinte anos mais jovem. Enfim, era uma pessoa dada a polémicas. Mas ainda não é por isso que falo dela. Falo dela porque entre as inúmeras riquezas que tinha, entre os imensos tesouros históricos que estavam na sua posse (como o testamento do Rei Católico, D. Fernando, imagine-se), a Duquesa de Alba tinha uma primeira edição do Quixote, edição essa que esteve exposta na exposição que há algum tempo se fez com alguns dos tesouros da casa de Alba.

E é isto: uma primeira edição do Quixote. O meu motivo de inveja pela senhora que faleceu. Ela tinha de tudo e provinha de uma família com tanta história que até aflige, mas eu só queria mesmo aquele livro. Independentemente de ser valiosíssimo, não o queria para o vender: queria mesmo para o ter e saber que o tinha comigo e que, pelo menos enquanto por cá andasse, seria a feliz depositária de um dos maiores tesouros literários da humanidade. Ah... Nem consigo imaginar o que seja ter em casa a primeira edição de um livro que mudou a literatura e que acabou, às mão de um cavaleiro andante anacrónico, por tornar-se o símbolo de um país. Espero que os herdeiros da Duquesa tratem bem daquele livro e, se acharem que já têm muita coisa e que podem bem livrar-se de um ou dois 'monos', livrem-se da primeira edição do Quixote e ofereçam-ma. Eu até vou a Madrid buscá-la!


Nota: Esta é a fotografia da primeira edição do Quixote na exposição realizada no Palácio de Cibele pela Casa de Alba. Retirei-a daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário