segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Menina Sugere Isto XIII

Minha gente, hoje terminei o livro novo do Vargas Llosa e olhem... Estou rendida! Caramba, que história! Não sou muito daquelas pessoas que lêem sem parar para respirar, que não conseguem pousar os livros enquanto não souberem como acaba a história, mas com este fui um bocadinho mais assim do que de costume. Só para que vejam, há uns dias acordei sem sono às cinco e meia da manhã e, em vez de me virar para o lado e de tentar dormir, pus-me a ler e assim estive até perto das sete. 

A história é cativante e o tom em que é narrada faz com que não tenha momentos aborrecidos. O autor conseguiu, também, momentos de diálogo fascinantes pela mistura de vozes e de planos narrativos. Só mesmo lendo podemos perceber como tal sucede. As personagens são, também, admiráveis, não só pelo modo como se apresentam, destoando umas das outras, mas também pelo modo como se exprimem, como enfrentam (ou não) as várias situações com que se deparam. Perante ameaças de vários tipos, encontramos personagens que vergam (poucas) e outras que, como se de pedra fossem, fincam os pés no chão e enfrentam o mundo, não se deixando pisar. Depois, encontramos, também, neste livro aquele realismo mágico tão próprio da américa latina e que torna os livros sul-americanos tão ricos. Vamos desde a mulher que tem "inspirações" até ao jovem que tem visões misteriosas que não conseguimos explicar. 

É, enfim, um livro tão rico que as trezentas e oitenta e seis páginas que o compõem passam num instante. A menina sugere-vos isto. Vão gostar!


Nota: A imagem saiu da página da Wook.

7 comentários:

  1. Já tentei ler um livro dele, Celta, e não gostei. Se este é assim mesmo muito bom, vou tentar ler!

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse nunca li, mas confesso que nunca me chamou muito a atenção. Na altura em que saiu li a sinopse e não fiquei rendica. Já com este foi o oposto. O livro é mesmo muito bom e viciante! :)

      Eliminar
  2. olá :D
    quero ler este livro (ainda não esta disponível na bibliot, se é que algum dia o estará-com os cortes :( )
    ando a ler a biografia do Llosa "El pez en el agua " e estou a tentar organizar as leituras para chegar ao "Conversa na catedral ".
    sabes, isto das leituras é uma chatice, ando profundamente insatisfeita...é que é possível ver o fundo ao saco :P

    ResponderEliminar
  3. Isso de ver o fundo ao saco acontece-me com o Saramago. Também já vejo o fundo e não me agrada nada. Gostava que ele tivesse um saco, como o Pessoa. Quanto a este, realmente consegui-lo na biblioteca seria bom, pois não é muito barato. É o mal dos livros!

    ResponderEliminar
  4. Nem de propósito: o Conversa na Catedral chegou hoje cá a casa. Já está em espera. :)

    ResponderEliminar
  5. onde escrevi "é que é possível ver o fundo ao saco " devia ter escrito "impossível". Tenho assim uma impressão de que o Conversa na Catedral é bom (a fazer figas que seja MUITO BOM) :D

    ResponderEliminar
  6. Bom vou fugir que já tou envergonhada. Um beijinho. Gosto dos teus comentários no blog. Muito. Infelizmente a disponibilidade para responder é complicada.

    ResponderEliminar