domingo, 24 de fevereiro de 2013

Acabados de chegar

Dois anos e cinco meses depois da defesa da minha tese de mestrado, onde a leitura desta colecção me foi sugerida, resolvi começar a comprar os volumes que compõem as aventuras do Capitão Alatriste. Ao todo são sete livros da autoria de Arturo Pérez-Reverte e contam a história de um espadachim na corte espanhola do século XVII. Algumas personagens desta história tiveram real existência, como o seu amigo Francisco de Quevedo, o escritor. Ao que parece, a loucura por esta colecção no país vizinho é imensa desde que começou a ser publicada em 1996. Comecei com os três primeiros. Ainda faltam quatro.

 
Trouxe ainda para casa um livro sobre as explorações que levaram a trocas com novas culturas. Pioneiros é um livro que, quanto mais não seja, nos encanta pela capa. Na página da Wook podemos ler sobre ele o que se segue:
 
«A história épica das explorações do homem ao longo dos séculos.
A História tem duas grandes histórias para contar. A primeira é a história do longo processo pelo qual as culturas humanas divergiram- como se separaram e desenvolveram diferenças, na ignorância ou no desprezo de umas pelas outras. A segunda é o tema principal deste livro: uma história relativamente breve e recente da convergência, de como os grupos humanos voltaram a entrar em contacto, realizaram intercâmbios culturais, imitaram modos de vida e se tornaram de novo mais parecidos uns com os outros.
Felipe Fernández-Armesto oferece-nos neste livro a história épica dos encontros e desencontros das culturas, dos projectos e inovações, condimentada pelas paixões, glórias, fantasias e ambições que moveram os pioneiros.»



Nota: A ficha deste livro, bem como a sinopse que aqui deixei, podem ser vistas em http://www.wook.pt/ficha/pioneiros/a/id/203321

2 comentários:

  1. Qual foi o tema do teu mestrado, só por curiosidade...? :)

    ResponderEliminar
  2. Foi sobre Ensino da Literatura, mais concretamente o dos clássicos como D. Quixote. :)

    ResponderEliminar