segunda-feira, 24 de maio de 2021

A Menina Sugere Isto XLII

Wook.pt - Grand Hotel EuropaWook.pt - Quarteto de Havana - Volume I

Ainda que nos pareça que o (bizarro) Natal foi há dois meses, a verdade é que estamos quase no verão. E para muitos essa é a época do ano em que os livros saltam das prateleiras onde têm estado a ganhar pó, pois o tempo não estica e os dias são curtos para tudo o que temos de fazer. E se é verdade que muitos têm passado mais tempo do que o normal em casa, também é verdade que, na maioria dos casos, o tempo tem sido passado a trabalhar, não deixando grande espaço para leituras.

Contudo, para aqueles que anseiam pelos dias estivais ou para os que não sabem o que ler a seguir, deixo-vos duas sugestões: Grand Hotel Europa e Quarteto de Havana I.

O romance Grand Hotel Europa, de Ilja Leonard Pfeijffer, foi recentemente publicado pela chancela Livros do Brasil. É um romance estupendo sobre um tema que nunca tinha visto tratado num romance: o turismo de massas. O protagonista, após um desgosto amoroso, hospeda-se num hotel para organizar as suas memórias e escrever a história de amor que viveu com Clio. Mas o Grand Hotel Europa é ele mesmo um símbolo do velho continente e, assim, enquanto recorda as suas vivências entre Veneza e o Dubai (mas não só), assistirá às mudanças que o hotel está condenado a sofrer. Precisando de turistas, o novo dono roubará - de acordo com os nostálgicos - aquilo que dava encanto ao hotel; mas de acordo com uma visão puramente económica, mais não estará a fazer além de dar ao hotel aquilo que os atuais turistas buscam. Mesmo que a autenticidade do espaço se perca pelo caminho, o que importa é que os turistas fiquem contentes, certo? Hum... É melhor lerem o livro. O autor, além de expor muitíssimo bem os problemas, os desafios, mas também os benefícios que o turismo de massas trouxe à Europa, conta uma boa história e de forma muito bem-disposta. É um bom romance para estes tempos em que as viagens quase pararam e em que deixámos de ver as nossas cidades pejadas de visitantes das mais variadas nacionalidades. 

O livro Quarteto de Havana I é do muito conhecido autor cubano Leonardo Padura. Este volume, publicado há pouco tempo pela Porto Editora, reúne os dois primeiros romances cuja história é protagonizada pelo famoso tenente Mario Conde. Um Passado Perfeito e Ventos de Quaresma evocam duas estações do mesmo ano e tratam das duas primeiras aventuras deste pouco ortodoxo tenente investigador que fuma e bebe como se não tivesse fígado nem pulmões. Além disso, não perde uma boa refeição confecionada por Josefina que, com senhas, consegue ainda assim desencantar ingredientes suficientes para preparar verdadeiros manjares que aplaquem a fome do filho Magricela e do amigo Mario Conde. Pelo caminho, claro, estão as suas avassaladoras/passageiras paixões por mulheres várias que, nos intervalos da resolução dos crimes que tem de investigar, lhe ocupam os dias e a cabeça. Não é raro os livros protagonizados por Conde arrancarem gargalhadas ao despreparado leitor. É que se, por um lado, viajamos com ele até Havana, por outro a linguagem utilizada pelas personagens e pelo narrador, os comentários, a ironia ou mesmo os insultos que trocam entre eles são muito divertidos. Quem se cruza com Mario Conde não o esquece. De tal modo que o autor continua a escrever romances com esta personagem, tantos anos depois do seu primeiro aparecimento. Vale mesmo a pena e, já agora, se gostarem muito reparem bem nisto: se é volume I é porque vai haver volume II... Maravilha! 

Boas leituras.



Sem comentários:

Enviar um comentário