quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A plantação de trotinetes

Houve recentemente um boom de trotinetes por esta cidade fora. Nada contra: se contribui para facilitar a mobilidade das pessoas e desde que sejam seguidas as regras de segurança necessárias, então que sejam bem-vindas. Porém, aquilo que me irrita é ver as trotinetes que estão para recolha estacionadas no meio dos passeios. Portanto, alguém a alugou, utilizou e abandonou exactamente no meio do passeio. Ora, é aí que circulam os peões, às vezes com cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé. Acho que um invisual já tem obstáculos suficientes para ainda encontrar mais este. Mas mesmo quem não tem nada disto, tem o direito de poder circular livremente pelo passeio. Encontrar, nestas circunstâncias, uma trotinete especada no meio do caminho é coisa que enerva. Será que o civismo de quem utiliza estas coisas não chega para perceber que, ou para a esquerda ou para a direita, a trotinete pode ser deixada para recolha sem incomodar a vida dos outros?

Tenho visto isto todos os dias. Num dos casos mais escabrosos, alguém abandona a porcaria da trotinete atrás de uma paragem de autocarro, ou seja, no único espaço de passeio livre entre a dita paragem e o muro de uma casa. Resultado: quem circula a pé ou passa para a estrada, arriscando-se a ser atropelado, ou tem de tirar a trotinete dali para poder passar. Um pouco de bom senso resolveria a situação, mas parece que é coisa que não abunda. Assim sendo, talvez não fosse pior começar a multar quem o faz. Não sei como está este negócio regulamentado, mas quem o gere tem de pensar em alguma solução. Assim como é errado um peão andar a passear-se por uma ciclovia, prejudicando a mobilidade dos que a utilizam devidamente, também não está certo prejudicar a passagem dos peões naquele que é o espaço a eles reservados. E tendo em conta o facto de que todos os dias há mais e mais trotinetes por esta Lisboa fora, é importante começar-se a pensar nisto a sério. A plantar-se alguma coisa nesta cidade, que sejam flores, não trotinetes.

2 comentários:

  1. Concordo! Tenho reparado nisso sp q vou a Lisboa (sou do Barreiro) e sinto-me irritada com isso. É uma questão de civismo, caramba! Vou tomar a liberdade de partilhar este texto. Sandra L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é demasiado. O problema nem é ser disparatado ou pouco bonito: é mesmo interferir com a vida dos cidadãos.

      Sim, partilhe. Peço só que faça referência à fonte. :)

      Obrigada pela visita.

      Eliminar