domingo, 6 de janeiro de 2019

Coisas que não entendo V

Desde que Madame Pochita assentou a devida bagagem, o uso de lixívia e de detergentes para o chão aumentou consideravelmente. Em consequência, pus-me a reparar nos cheirinhos que existem e foi aí que me surgiu uma enorme e devastadora dúvida: a que raio cheira o detergente «Marinho»?

Bom, se me falarem no adjectivo «marinho», eu penso em coisas relacionadas com o mar. E se me pedirem para descrever o que será um odor «marinho», provavelmente ocorrer-me-á o cheiro da maresia, o cheiro da praia... Nunca, mas NUNCA me passaria pela cabeça considerar «marinho» o perfume dos detergentes assim descritos. Mais: nas embalagens costumam vir imagens de  estrelas-do-mar, búzios, areia e outras coisas relacionadas com o mar. Faz sentido. O que não percebo é que depois, ao abrir a embalagem, não seja vigorosamente esbofeteada com o cheiro do mar, com o cheiro dos búzios, nem com nada que se lhe pareça.

Estes detergentes azuis (sempre azuis, porque a essa cor associamos o mar), para fazerem jus ao nome, deviam, sei lá, cheirar a carapau ou a conquilhas. Deviam ter um perfume marinho capaz de deixar os gatos em busca de atum escondido pela casa depois de lavar o chão. Se é para ser marinho, então que seja marinho! Agora, «marinho» que não cheira a peixe ou às ondas do mar é que não. Sinto-me enganada e incapaz de perceber. E, convenhamos, não entender o detergente do chão é coisa para danar uma pessoa.

Estou a pontos de criar um movimento nas redes sociais que exija um «marinho» como deve ser. Que seja representativo do que quer dizer e que evoque as sardinhas que nadam por esse mar fora, que cheire a algas e a coisas que lembram sem dúvida o mar. Não quero mais ser enganada por perfumes que têm um nome, mas que não lhe fazem justiça. Se compro detergente «marinho», a casa há-de cheirar a bacalhau ou a camarão durante uma semana. Não a flores! E ser azul não chega! Merecemos o pacote completo: cor e cheiro a cenas do mar. Quem está comigo nesta luta tão, mas tão nobre?!

Sem comentários:

Enviar um comentário