segunda-feira, 25 de junho de 2018

A Menina Quer Isto CIX

Conheci na Feira do Livro de Lisboa a Fábula, a chancela responsável pela área infanto-juvenil da 20|20 Editora, e gostei muito do que vi. Fiquei com vários livros debaixo de olho e à espera de nova feira ou de outra oportunidade que me permita trazê-los para casa. Para não me esquecer do que quero, trouxe um catálogo da editora e guardo-o religiosamente de modo a poder encontrar tudo facilmente quando finalmente me puder chegar à frente.

Além do design, que considerei adorável, gostei muito de boa parte dos títulos deste catálogo. Tanto por recuperar clássicos da literatura infanto-juvenil que serão sempre inesquecíveis como por ter outros livros que também parecem muito promissores. Em jeito de apresentação, deixo-vos aqui aquilo que quero.

1. Tesouros da Literatura

Esta é uma colecção que publica clássicos de autores portugueses ou não. O público alvo destes textos é alargado (quem achar que um adulto não pode deliciar-se com literatura infanto-juvenil é um jumento) e, segundo o catálogo da editora, os livros «incluem prefácios que sublinham a importância dos autores e das obras». Há dois títulos que me fazem falta nas prateleiras. E só não há mais porque já os tenho noutras edições.




2. Judith Kerr

Não conhecia esta autora, mas tanto O Tigre Que Veio Para o Chá quanto os livros protagonizados pela patusca gatinha Mog entraram directamente para a minha lista de livros a ter. São livros lindíssimos, as ilustrações são deliciosas e, no caso do tigre que toma chá, a tradução também tem tudo para correr bem, já que é da Carla Maia de Almeida.




3. Obras Premiadas

Já que estamos numa de felinos, eis mais um: Há Um Tigre No Jardim. O livro é tão, mas tão bonito que já foi premiado relativamente às suas ilustrações. Ora, como a infância é a época em que no jardim da avó podem existir tigres e muitas outras coisas que só a imaginação pode ver, parece-me ser um livro maravilhoso para os nossos miúdos. E para nós.


4. E. B. White

São deste autor dois clássicos que já tivemos a oportunidade de ver no cinema: A Teia de Carlota e A História de Stuart Little. Ok, cinema é bom, mas ler os livrinhos que deram origem aos filmes é ainda melhor. A fábula disponibiliza-nos estes títulos em traduções de Carla Maia de Almeida. De caminho, refiro ainda um terceiro livro do autor que, segundo o catálogo da editora, procura recriar a vida de Louis Armstrong: O Cisne e o Seu Trompete.





5. José Mauro de Vasconcelos

Não haverá ninguém que nunca tenha ouvido falar em O Meu Pé de Laranja Lima. José Mauro de Vasconcelos é, talvez, o mais conhecido autor brasileiro de literatura infanto-juvenil. A Fábula apresenta-nos quatro propostas além da já referida: Vamos Aquecer o Sol, Rosinha Minha Canoa e O Veleiro de Cristal. Não tenho nenhum deles e até faço um mea culpa: nunca tive coragem de ler O Meu Pé de Laranja Lima. Uma grande falha, eu sei. Li alguns excertos e fiquei sempre com medo da dor que perpassa o livro. O pobre Zezé sofre tanto e eu não queria que ele fosse tão infeliz... Contudo, acho que chegou a altura de conhecer esta obra e as outras deste autor que é um nome incontornável da literatura lusófona.





E pronto: creio já ter uma boa lista para a «estragação» do próximo ano. Acho que por mais que cresça, estes livros supostamente para um público mais jovem vão sempre aquecer-me o coração, não há nada a fazer. Acho que torna a nossa existência mais bonita poder saltar de vez em quando para mundos onde é possível tomar chás com tigres ou encontrá-los no jardim. Faz-nos bem à cabeça, ajuda a que não levemos tudo tão a sério e a deixar viver por mais tempo a criança que sempre deveríamos manter cá dentro. Ler estes livros é alimentá-la, deixá-la permanecer e ela agradece impedindo-nos de sermos chatos e quadrados como alguns adultos passaram a ser. Agradeço à Fábula todas estas possibilidades de leitura e todas as muitas outras que possam estar para vir. Está, sem dúvida, a fazer um excelente trabalho.

Portanto, a menina quer isto tudo. Ai ai... Depois, quando os tiver e os ler, conto-vos como foi e faço o típico balanço.

Nota: Todas as imagens foram retiradas da página da Wook.

2 comentários:

  1. Tão bom, não é? :)

    A Pato Lógico, a Bruáá e a Orfeu também têm livros muito giros. Talvez mais infantis, mas ainda assim, muito giros.

    ResponderEliminar
  2. Também trouxe este catálogo mas ainda não o explorei... estou com água na boca!

    ResponderEliminar