quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Se não é cão, é gato!

Ontem comecei a ler, como vos disse na última quixotada, o livro Viagens com o Charley, de John Steinbeck. Depois daquele delicioso primeiro parágrafo, pereceu-me uma excelente leitura de Verão. Ora, o Charley é um cão-de-água que o narrador levou consigo para companheiro de viagem. Umas trinta páginas depois do início, encontramos um outro parágrafo que... bem... qualquer semelhança com os meus felinos (que hoje me acordaram às 4:48 horas da manhã) é pura coincidência. Contudo, é uma coincidência mesmo muito muito igual. Ora vejam, que talvez «gastem do mesmo» nos vossos lares:

     «O Charley gosta de levantar-se cedo e gosta que eu também me levante cedo. Pois por que não haveria de gostar? Logo a seguir ao pequeno almoço deita-se a dormir outra vez... Aperfeiçoou ao longo dos anos um certo número de formas aparentemente inocentes de me fazer levantar. Pode sacudir-se e à sua coleira, com um barulho suficientemente alto para acordar os mortos. Se isso não resulta, tem um acesso de espirros. Mas o seu método talvez mais irritante é o de sentar-se muito quieto ao lado da cama e ficar a olhar para a minha cara com um ar doce e indulgente no focinho; acordo de um sono profundo com a sensação de estar a ser observado. Mas aprendi a conservar os olhos apertadamente fechados. Se tiver um simples piscar, ele espirra, espreguiça-se, e essa noite de sono está acabada para mim. Muitas vezes, a guerra das vontades continua durante bastante tempo, eu a manter os olhos fechados e ele a perdoar-me, mas quase sempre é ele que ganha. Gosta tanto de viajar que quer partir cedo, e cedo, para o Charley, é o primeiro encontro da escuridão com a aurora.»

in Viagens com o Charley, de John Steinbeck, 
Livros do Brasil, (s/d), (pp. 36-37).

Infelizmente, por aqui eles também ganham sempre. Nem que seja pelo cansaço que ainda se sente às quatro e tal da manhã...

2 comentários:

  1. São todos uns espertalhões, é o que eles são :)
    E sim, ganham sempre.

    ResponderEliminar