sábado, 2 de julho de 2016

A saga das orelhas felinas

Perdoem-me por voltar aos gatos, mas eles são um manancial de histórias de tal tamanho que qualquer dia mudo o nome do blogue para “As Minhas Gatadas”. Já vi pior.

Ora e que trago eu hoje? Mais um capitulozinho da novela “Os Meus Gatos Têm Uma Vida De Luxo”. Neste episódio narro-vos a ida da Lady Gatinha à sua consulta e vacinação anuais (embora ela seja gaja para considerar que ver a veterinária uma vez por ano não chega e que o ideal é ir arranjando umas pedras na bexiga e umas diarreias que façam ir lá mais amiúde). Lá foi ela, toda pimpona e airosa na sua caixinha, foi apalpada, auscultada, pesada (quatro quilos duzentos e quinze gramas, a gorda), viram-lhe a boquita, as orelhitas, levou duas vacinas e, já quase no fim, a frase que eu já esperava ouvir (porque vou lendo umas coisas sobre gatos) e que temia:

- Tem de pôr protector solar nas orelhas da miúda.

Já tinha lido sobre isto. Embora a Lady Gatinha não seja totalmente branca (é uma tartaruga branca por baixo e com manchas cor de caramelo por cima e por isso costumo dizer que é um sundae de caramelo), tem as orelhas muito clarinhas. Ora, quando isso acontece e tendo em consideração que nenhum gato nega a possibilidade de umas boas horas ao sol, deve colocar-se protector solar nas orelhas do bicho de modo a evitar escaldões ou, pior ainda, cancro de pele. Eu ia olhando para as orelhitas dela e perguntava-me se, apesar de castanhas, não seriam merecedoras de tal cuidado. Afinal sim e por isso lá fui eu à farmácia fazer a compra de protectores para este verão. Ontem perguntei à veterinária se havia algum protector para gatos ou se podia ser do nosso e ela disse que podia ser do nosso, mas sem perfume. O de criança servia, Como costumo comprar os protectores da Avène, quis saber se esse dava e, novamente, o reforço da ideia “desde que não tenha perfume”.

E eis que hoje entro na farmácia, explico que quero protector solar para mim e para a gata. Uma das farmacêuticas ri-se (pudera, até a mim me dá vontade de rir), explico que costumo usar o da Avène 50+, mas que agora preciso que não tenha perfume porque foi o que a veterinária pediu para a gata. Bem, abreviando: tive direito a uma promoção e saí de lá com um protector solar para bebés com factor 50+ para mim e para a gata; um protector em bisnaga para levar para as férias também 50+, mas já sem bonecos na embalagem e com perfume (este é para nós e não para a felina) e com uma barrica de creme pós-solar que foi oferta. De caminho, e porque o spray para mim e para a Lady Gatinha é de criança, fui brindada com umas raquetes de praia e, dado o número de produtos, ainda trouxe um saco de praia. Mesmo assim, chorei ao pagar.

Cheguei a casa, peguei na bichana, sentei-a no meu colo, pus spray nos dedos e esfreguei-lhe as orelhas com aquilo. De facto não tem cheiro e esfrega-se bem. A gata não ficou a chamar-me santa e agora parece uma turista espalhada ao sol. Tentei que aquilo ficasse bem aplicado, mas foi a primeira vez e espero que ela me perdoe o mau jeito. Amanhã há mais e haverá mais todos os dias até ao final dos dias de sol. Imagino-me de manhã, antes de ir trabalhar, a aviar as orelhas da gata a toda a pressa.

Agora tremo só de pensar no dia em que ela precise de óculos de sol. 




2 comentários:

  1. Não fazia ideia que os gatos precisavam de protector solar! Vou começar a anotar toda a informação que partilhas aqui, para quando tiver o meu super Faneca ^^
    ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são todos: são só os que têm as orelhas clarinhas. A minha gata tem o pelo castanho clarinho nas orelhas. O meu gato, que tem as orelhas quase pretas, já não precisa. Um gato branco precisará sempre. São pequenos cuidados que podem evitar complicações maiores. Não custa nada e até tem graça. Se fosse ao gato era pior. :) Super Faneca é um excelente nome. Lol

      Eliminar