sábado, 11 de julho de 2015

Mais e mais e mais

E a biblioteca aumenta, aumenta, aumenta. Desta vez com sete livros que são resultado da promoçãozorra que a Presença fez no final do mês passado. Fazem todos parte da colecção "A Biblioteca de Babel", aquela que imita a coleção original em que Borges fez uma óptima selecção de contos fantásticos. Depois de uma grande confusão, a Presença lá conseguiu fazer-me chegar os sete livrinhos.

Depois o novo de Donna Tartt, autora de O Pintassilgo. Já ouvi dizer maravilhas sobre ele. Vamos lá ver. Quem não costuma desiludir é V. S. Naipaul e O Enigma da Chegada parece  promissor.

E porque nunca é de mais "ouvir" o que Saramago tinha para dizer-nos, chegou-me às mãos estes Diálogos com José Saramago, que resulta de conversas ou entrevistas com o Professor Carlos Reis. Não o adoro, na realidade, e embora lhe reconheça a competência, não concordo com muito daquilo que diz (sobre o Acordo Ortográfico, por exemplo), mas para saber o que dizia José Saramago sobre vários temas, ultrapasso esses pormenores.

De Salman Rushdie, chegou-me o romance O Chão que ela Pisa. Confesso que depois de ter lido as suas memórias, fiquei muitíssimo curiosa sobre a sua obra literária e, portanto, tenho procurado garantir um lugar para os seus livros na biblioteca cá de casa.

Por fim uma História da Filosofia em catorze volumes que me parece acessível o suficiente para conseguir aprender sobre qualquer coisa que sempre me fascinou, mas da qual sei muito pouco.

E é isto. Já disse que os livros nunca são de mais, embora vos possa parecer que compro demasiados. Ler, para mim, é mais do que uma maneira de ocupar o tempo: é uma forma de viver e é, sem querer cair na frase batida, quase tão necessário como comer ou beber água. Não sei quantos anos andarei por este mundo, mas sei que quero sair dele tendo lido tudo aquilo que valia a pena ler.





2 comentários:

  1. O teu último parágrafo podia ter sido escrito por mim.
    Mudei de casa há uma semana e em livros trouxe 25 caixas de bananas.
    Também gosto muito de Naipaul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, acho que esta paixão pelos livros nem sempre é compreendida. "Mais livros? Mas já leste todos os outros que tens?!" são perguntas que ouço tipicamente. Mas o mercado editorial não pára e estão sempre a sair coisas tão boas que merecem a nossa atenção... Enfim, acabo por não resistir e espero conseguir ler o máximo que consiga enquanto por cá andar. Quando mudei de casa não sei quantas caixas carreguei, mas foram muitas. Minhas ricas costas! :)

      Eliminar