terça-feira, 9 de maio de 2017

Descontos, mas pouco

Se há coisa de que ninguém gosta é, certamente, de sentir-se enganado. Seja pelas nossas relações pessoais, pelos serviços a que aderimos ou mesmo pelas coisas que compramos e pelas lojas de que gostamos. 

Hoje sinto-me enganada pela Fnac. Ninguém me enganou com produto nenhum, mas há muitas formas de levar um cliente a sentir-se assim. Neste caso tem mesmo que ver com a promoção que têm em vigor. 

Recebi no email a informação de que decorrerá até dia 11 uma promoção que fará com que alguns milhares de livros tenham descontos no mínimo de vinte e no máximo de cinquenta porcento. Bom, pareceu-me muito promissor e fui espreitar a página. Há um separador para os livros a metade do preço e são sobretudo livros em inglês (para mim pouco interessantes). Depois fui correndo os vários separadores: Prémio Nobel, Clássicos, História e Política, Biografia e Memórias... Em algumas das áreas vi os livros disponíveis de uma ponta a outra. E o veredito? Não encontrei UM único volume com mais de vinte porcento de desconto. Nem um. Nada com trinta, nada com quarenta e com cinquenta apenas aquela meia dúzia em inglês. 

Perante isto, comecei a pesquisar nomes de autores. Imaginem: o Vargas Llosa tem uma obra tão vasta que, sabe-se lá, ali pelo meio algum dos livros podia estar com mais do que vinte porcento de desconto. Pois... Não estava. Nem um. Fiz o mesmo com o Gabo e tive semelhante resultado.

Obviamente não vou correr a página da Fnac de uma ponta à outra apenas para verificar se existe algum livro com um desconto maior do que o mínimo. O que vi chegou-me para perceber que embora a publicidade leve a pensar em diferentes tipos de desconto, o mais certo é cruzarem-se apenas com o mais baixo. Já na semana passada aconteceu algo semelhante no site da Bertrand. Mas ao menos aí ainda encontrei um ou outro livro com mais de vinte porcento de desconto. No da Fnac foi como vos descrevi e já desisti de encontrar unicórnios. Fiquei desapontada com a loja e, como disse inicialmente, senti-me um pouco enganada. Mas foi coisa de pouca dura: mais poupo para a Feira do Livro de Lisboa, que está quase aí.

2 comentários:

  1. Olá!
    Passou-se exactamente o mesmo comigo.
    Compro a maioria dos livros na fnac online por ser a loja que apresenta maiores descontos nos livros que me interessam. Quando recebi o tal email que referia descontos de 20% a 50%, fui imediatamente consultar o site, já a antever a desgraça da minha carteira. Foi uma desilusão.
    O lado bom da coisa é mesmo pensar que a Feira do Livro de Lisboa está quase aí e a carteira não caiu em desgraça :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está. Passando o desgosto inicial e sensação de que estão a tratar-nos como idiotas, fica o dinheiro na carteira para uma ocasião que está para breve. 😀

      Eliminar