sábado, 19 de setembro de 2015

Um vício DAQUELES!

Ah, já me lembro do que ia dizer! Queria partilhar convosco, embora já tenha falado disto uma vez, o vício que é para mim a série espanhola Cuéntame Cómo Pasó, que serviu de inspiração (ou antes de modelo para cópia...) do nosso Conta-me Como Foi. Mas o original do país vizinho, meus caros, é qualquer coisa. É para lá de espectacular! É viciante, é inesperado, é divertido... Vale mesmo a pena! Em poucos meses já debulhei oito temporadas daquilo. Há mais umas sete, creio, e parece-me que devo começar a moderar a velocidade a que engulo os episódios. Mas é difícil, meus caros, é muito difícil porque a trama está bem montada, as personagens estão muitíssimo bem construídas e as referências históricas são muitas e bastante interessantes. Por exemplo, nesta oitava temporada (se não me engano), ocorre o nosso 25 de Abril e uma das personagens, que interpreta o papel de um jovem jornalista, vem até Portugal para assistir à revolução. Ora, nesse episódio entra, nada mais nada menos, que a Maria de Medeiros e está tudo tão bem feito e tão bem encaixado que ficamos com uma pontinha de orgulho por, numa série espanhola, aparecer a nossa Revolução dos Cravos. As personagens olham para o que acontece em Portugal com admiração e alguma inveja, pois enquanto com o 25 de Abril vem a democracia, eles continuarão com o franquismo caquético e sem fim à vista. Além disso, de tempos a tempos surge um episódio que explica como a série foi feita ou que tenta clarificar um acontecimento histórico (ao jeito de documentário) ou um costume da época.

E o que dizer sobre a vida daquela família a quem tudo acontece? Vemos as suas mudanças, as suas vivências, o resultado de tudo o que lhes vai acontecendo e passamos a querer que lhes corra tudo bem, como se fossem da família, como se nos fossem alguma coisa. Vêmo-los errar, errar e errar e chega a provocar uma certa raiva, mas depois só queremos saber como vai acabar tudo, como chegarão até ao final do mês. A sério, minha gente: é série que vale cada segundo passado a vê-la. No fim só fica o lamento de que a versão portuguesa tenha acabado tão abruptamente e que não tenha conseguido continuar. Foi boa enquanto durou (embora muito, muito, muito tirada a papel químico da versão espanhola), mas devia ter durado mais. Havia muito século vinte para retratar e o país não acabou com a revolução, pelo contrário. Apesar de a versão portuguesa ter deixado um gostinho agridoce, meus caros, aconselho-vos a espreitarem a página da RTVE e a assistirem a esta série que é, de facto, fenomenal e extremamente envolvente.


Nota: Com a série Isabel, também da RTVE, e com estas oito temporadas de Cuéntame já aprendi mais espanhol do que em dois anos de faculdade!

7 comentários:

  1. Ainda não comecei a ver essa. Agora comecei a ver Seis Hermanas, também é de época (início do séc XX), para não me atirar de cabeça ao Carlos V. Mas realmente este site da TVE é um achado precioso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou à espera que saiam mais episódios de Carlos V para depois os devorar de uma assentada. AgorA estou dedicada ao Cuéntame que é mesmo fenomenal. Tem actores extraordinários e estão sempre a acontecer coisas novas. E depois vão sendo feitas tantas relações com factos históricos que é, assim, uma excelente forma de conhecer melhor aquilo que viveram os nuestros hermanos durante o século XX.

      Eliminar
    2. Ah, e que tal a série Seis Hermanas? Há muitas coisas naquele site que quero ver.

      Eliminar
    3. Apesar de ser passada no início do séc XX, é um retrato mais social da época, do que histórico. Gira em torno da família Silva (e das suas seis senhoritas), da alta sociedade madrileña mas a passar por momentos difíceis. É uma espécie de Downton Abbey :) sem cenário tão incríveis.

      Eliminar
  2. Ainda não tive oportunidade de ver, infelizmente tenho tido muito pouco tempo livre para este tipo de coisas.
    Maria Crescida
    Maria Sem Limites

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o pior é mesmo a falta de tempo para dedicar a estes vícios que sabem tão bem. :S

      Eliminar
  3. Só vi a versão portuguesa e era super fã, só fiquei com pena que tivesse terminado daquela maneira, também acho que podia (e devia) ter continuado. Acho que vou dar uma oportunidade à série espanhola :)

    ResponderEliminar