quarta-feira, 8 de maio de 2019

Hilariante

Os banqueiros estão unidos nos argumentos sobre a necessidade de os portugueses pagarem pelo uso das caixas multibanco porque esse serviço tem custos para os bancos e porque somos dos poucos países na zona euro que usam as caixas multibanco de forma gratuita. Tem graça: pensava que esse serviço ficava pago com os milhões dos contribuintes que de tempos a tempos o Estado injecta na banca devido ao fantástico trabalho que tem sido feito nessa área... Que ingénua sou. 

3 comentários:

  1. advogada do diabo, aqui: levantamentos têm, no fundo, custos operacionais base; mas transferências interbancárias dependem de comunicação interbancária que é assegurada por mensagens SWIFT. o sistema SWIFT tem custos parvamente elevados (tipo 12 euros por mensagem, pelo menos é o que está estabelecido no banco português que conheço melhor - em bancos estrangeiros com os quais já trabalhei, o custo por mensagem é semelhante). e isto é por operação/transferência... apenas as transferências intrabancárias não estão sujeitas a essa despesa, por a comunicação ser interna.
    que acho maravilhoso não me serem cobrados esses custos (ou outros, "simbólicos")? acho. e deviam continuar a ser! mas, ainda assim, os custos apresentados acabam por ser irrisórios perante os custos reais...

    ResponderEliminar
  2. Não devia já estar incluído na roubalheira da manutenção de conta???

    ResponderEliminar
  3. Claro... se for para se falar de melhorias na qualidade de vida do cidadão, dizem logo q n se pode comparar com o q acontece noutros países. Qd é para cobrar, os abutres aparecem logo (n estou a ser delicada, mas estou tão farta de ser explorada). Já agora, tb podiam melhorar o serviço nos bancos, colocando mais funcionários no atendimento ... é q n nos estão a fazer favor nenhum, somos clientes.
    S.L

    ResponderEliminar