quinta-feira, 14 de março de 2019

Divulgações de livros no blogue As Minhas Quixotadas

Nas últimas semanas, o e-mail deste blogue tem sido invadido por comunicações de lançamentos de livros de diferentes editoras. Nunca antes tinha acontecido isso. De vez em quando lá vinha um ou outro e-mail a solicitar divulgação no blogue, mas este boom aconteceu agora pela primeira vez.

Gosto muito de conhecer as novidades que outras editoras vão lançar. É bom estar a par do que vai saindo. No entanto, não vou divulgar nada disso no blogue enquanto não me fizerem chegar um exemplar que seja. E porquê? Bom, em tempos, a propósito de um leque de quixotadas sobre as peculiaridades dos leitores, pedi a uma das editoras que agora envia informações para o e-mail do blogue um exemplar de um livro que conhecia para falar dele aqui. O tema vinha a propósito e, caramba, acabaria por fazer-lhe alguma publicidade. Mais: eu compro TANTOS livros que não estaria de forma alguma a aproveitar-me para ler sem pagar. Provavelmente, receberia um livro de oferta, mas acabaria a comprar outros três ou quatro. Sou assim, nada a fazer.

A pessoa que contactei na editora em questão disse que mo enviaria e até hoje aguardo. Já lá devem ir uns dois anos. 

Este blogue nunca recebeu nada. Vejo outros blogues publicarem textos sobre livros, indicando a parceria com a editora X ou Y. Acho bem. Alguns são tão pequenos e modestos como o meu, mas aparentemente tiveram mais sorte. O blogue As Minhas Quixotadas parece que só foi encontrado para receber informações sobre novos lançamentos, sobre concursos literários, sobre sessões de autógrafos, provavelmente com o intuito de vir a divulgá-los. Mas como posso falar do que não conheço? Não vou sugerir como boa escolha um livro que não sei se está bem escrito ou não; que não sei se vai ao encontro do tipo de público que segue este blogue (e que lê muito e com qualidade, pelo que já percebi).

E caso ocorra a alguém pensar que o que quero é ter livros «à borla» e me salte de lá a maldisposta de serviço a insultar-me, informo: tenho tantos livros para ler que mesmo não comprando mais nenhum até ao fim dos meus dias, teria sempre leituras novas para fazer. E, felizmente, agora também tenho acesso a outros livros que não tinha. De qualquer forma, o que me entristece é ver que este blogue passou ao lado de tantas coisas, mas foi encontrado para outras. Nunca quis encher o As Minhas Quixotadas de publicidade e, portanto, quando falo de alguma coisa, é porque efectivamente gosto dela e acho que merece ser divulgada. Ah, e paguei-a do meu bolso.

Assim, manterei essa linha orientadora: se alguma das editoras que tem enviado informações para o blogue quiser ver algum livro divulgado por ele, terá de manifestar a vontade de o enviar e, depois de lido, terei todo o gosto em fazer o balanço da leitura. Sem isso, não falarei de nada que não conheça só por falar. Espero que entendam.

5 comentários:

  1. Partilho da tua postura. Recebo vários e-mails (alguns de editoras que me dizem que não tenho números suficientes para que me dêem algo sem ser e-mails), e apenas divulgo as obras a que tenho acesso. Só recomendo o que leio. Claro que, se receber algo que me entusiasme, partilho o entusiasmo; mas se a leitura não corresponder à expectativa, também serei honesta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Eu até percebo que quando o blogue tem poucas visitas ou poucos seguidores (eu acho que tenho leitores que nunca se tornaram seguidores, segundo me parece pelos dados estatísticos e links de origem), não seja vantajoso para a editora enviar exemplares. Mas também não é razoável que esperem que divulguemos o que nos enviam nos emails sem vermos antes do que se trata. Não lhes peço os livros todos, mas talvez nem fosse mau para eles de vez em quando fazer chegar alguma coisa que pudesse ser lida e apresentada aqui. Todos os livros de que falei até hoje aqui foram comprados por mim ou foram-me oferecidos por familiares ou amigos. Falei deles porque quis.

      É uma situação que vale para os dois lados: nem eu vou encher o blogue com informações sobre livros que saem, mas que eu não conheço, nem eles me vão enviar um volume que seja porque o blogue não é relevante o suficiente para isso. É interessante para dizer «vai sair o livro X», mas só isso. É pena.

      Eliminar
    2. Tenho a sorte de, não sendo mega popular por estas bandas, até receber algumas coisas, mas não recebo tudo o que peço. E também não peço tudo o que aparece - peço coisas que compraria, não quero livros por ter, tenho livros para ler nos próximos dez anos. Já tive uma editora que me pediu para divulgar todos os lançamentos, e eu disse que não - e chegámos a um consenso, em que eu divulgaria aquilo que pedisse e recebesse, ao que me responderam que era justo. Caso contrário, eu própria não teria prosseguido.

      E no entanto, há N blogs que fazem copy pastes de sinopses, pelo que alguém deve achar interessante (se calhar, são as próprias editoras que acham). Muitas vezes, esses mesmos blogs não têm opiniões próprias publicadas, ou têm-nas, mas muito esporadicamente... é um sem fim de copy pastes de press releases e zero conteúdo próprio ou pensado. Seria incapaz de "trabalhar" assim. Também não acho razoável. Mas, infelizmente, acredito que haja editoras que preferem esse método (e até dão preferencialmente o livro a essas pessoas): espeta aí com o copy paste que te enviamos um livro...

      Talvez a hater te eleve a patamares de maior popularidade ;)

      Eliminar
    3. Pois, concordo contigo. Este blogue nunca teve direito a nada, só mesmo a emails. Mas tudo bem: sempre viveu bem sem nada e assim continuará até que alguém perceba que "copia e cola" aqui não acontecerá. Fala-se do que se conhece

      Acho que a hater nem para isso serve Que tristeza. Ahah!

      Eliminar
  2. D. Quixote, parabéns por manter a sua integridade. Se algum dia fizer um acordo publicitário nunca desista dela. Um beijinho.

    ResponderEliminar