terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Um sexto sentido

Se tiver para os meus filhos, no futuro, a mesma atenção e intuição que tenho para os gatos, então os pobres terão uma excelente mãe. 

A nossa Lady Gatinha começou a fazer o seu chichizito na banheira. Logo isso foi o suficiente para começar a preocupar-me. Depois comecei a estranhar a cor da urina (ainda que continue sem saber muito bem de que cor é a urina de um gato, já que o Sr. Gato nunca fez nada fora do sítio). Liguei para a veterinária, ela lá me aconselhou e disse-me para lhe levar a menina na segunda-feira. Lá foi a pequena e já veio para casa com um anti-inflamatório para lhe aliviar o ardor que pudesse sentir ao urinar e umas saquetas especiais para problemas urinários. Saí de lá também com a missão de recolher urina e de a levar hoje para análise. Fiz isso e confirmou-se: havia sangue (e muito) na urina. Mais um medicamento, ração especial para o aparelho urinário e mais umas saquetas de comida húmida próprias para problemas como o dela. As contas, entre ontem e hoje, já ultrapassaram uma centena de euros, mas de cima de mim saiu uma tonelada de peso em preocupação. Sim, porque uma vez que os animais não se queixam como nós, acabamos por deixar passar mais tempo do que deveríamos até ir realmente ver se se passa alguma coisa. A intuição dizia-me que sim, que alguma coisa não estava bem. De facto, tinha razão.

A pequena já está a ser tratada. Adora as suas saquetas novas (sabor a “chicken”, uma maravilha), não se importa de comer o pozinho que tenho de lhe misturar nas saquetas, nem de tomar o anti-inflamatório (chateia-se mais por, para isso, ter de ser pegada ao colo). Agora tem de habituar-se à ração nova (que, por extensão, o será para o gato também, que isto de conseguir que cada um perceba o que lhe cabe é o inferno). A dose de miminhos, que já era brutal, aumentou também. 

Ter animais e gostar deles é isto: viver desejando que estejam o melhor possível, mesmo que isso nos saía bastante do bolso.

1 comentário:

  1. Realmente, é preciso boa intuição, porque é como dizes, eles não se queixam e quando o fazem, muitas vezes não percebemos.
    E sim, acredito que esses cuidados ficam caros, mas também o ficam quando é para um humano. Já viste a piada de sistema de saúde que temos?!
    Também sou daquelas pessoas que acredita que um animal de estimação é mais que isso: é um elemento da família, e tem que ser bem cuidado.
    As melhoras para a Lady Gatinha ^^
    ****

    ResponderEliminar