sábado, 30 de janeiro de 2016

Quixotada com cheirinho a lavado

Quando a limpeza da casa deixa de estar nas mãos da mãezinha e passa para as nossas, começamos a prestar mais atenção a coisas que antes nem nos faziam levantar uma orelha. Agora que me calha limpar o pó e lavar o chão (entre outras coisinhas pouco porreiras), estou atenta a promoções de detergentes, ao stock de panos da louça e esfregões, à qualidade do pó que ponho na máquina da roupa, ao detergente de lavar a própria máquina da louça... Sempre disse a mim própria que, um dia, quereria lá saber dessas coisas: qualquer detergente serviria. Marca branca e barata, idealmente. Pois. Quando mudei, comecei por comprar um detergente de marca branca para o chão e acabei por ter de mudar para um de marca porque o cheiro que o primeiro deixava era... Inexistente. Nunca cheirava a lavado, mesmo depois de lavar! Com a roupa foi ao contrário: sempre detergente de uma marca bem conhecida. Aproveitava sempre as promoções. Até ali aos dias perto da passagem de ano, em que uma nova embalagem de um detergente dessa tal marca conhecida quase me avariou a máquina com a sua efervescência. Tive de ir à lojinha da esquina e comprar um de marca branca (era o que havia mais em conta) e olhem: espectacular! A minha mãe bem me tinha avisado, mas eu sou como São Tomé.

Realmente, eu bem fugi a estas coisas, mas acabei por ter de prestar-lhes atenção. Crescer também tem destas coisas. Que ridiculo.

4 comentários:

  1. A ti ainda te ensinaram qualquer coisinha. Comigo foi: quando criança, só ouvia "sai daqui, estás a estorvar"; quando tive que me fazer à vida ouvia "não sabes? paciência, que eu não vou fazer-te nadinha".
    Basicamente, todas essas coisas essenciais e... básicas, aprendi com outras pessoas, já na universidade, ou mesmo por mim própria. Comecei pelas marcas brancas, mas agora só uso detergentes e produtos de limpeza de marca. Aproveito todas as promoções e, às vezes, até compro a mais, para ficar, que até já sei mais ou menos o ciclo de promoções desses produtos. Não há dúvida que faz uma grande diferença e nunca tive qualquer problema com a máquina da lavar roupa.
    Quando dá-mos por nós, estamos umas autênticas fadas do lar e o que queríamos ser era, precisamente, o oposto =P
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve coisas que aprendi porque vi a minha mãe a fazer. Não que ela dissesse “hoje vais aprender a fazer isto”, mas via-a fazer e aprendi. Outras já eu fazia quando ainda estava lá em casa. Mas algumas coisas aprendi a fazer aqui e com a ajuda da intuição. Isto dos detergentes foi engraçado porque sempre achei que para lavar o chão qualquer coisa servia, mas que para lavar a roupa tinha de ser de marca. Acabei por perceber que funcionava melhor ao contrário: o detergente da roupa passou a marca branca e lava lindamente, o detergente do chão deixou de ser marca branca e agora cheira a alguma coisa. :)

      Eliminar
  2. Ahahah, como te percebo! Tive o mesmo problema aqui na Alemanha até encontrar uma marca (ou ausência dela) que gostasse...
    As mães têm (quase) sempre razão, é o que tenho vindo a concluir ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Com o detergente da roupa, ela é que a sabia toda!

      Eliminar