domingo, 31 de janeiro de 2016

Em busca de lugar na estante


Estes dois, em grande promoção na FNAC, procuram agora lugar nas estantes cá de casa. Como são fininhos, pode ser que a coisa se arranje facilmente. Entretanto, depois de uma semana cansativa e antes de uma que será ainda pior, este foi fim-de-semana de pijama e de leitura. Uma das leituras foi esta:


O Sr. Galileu foi realmente extraordinário. Numa época em que tudo o que desafiasse os dogmas era motivo de perseguição e castigo, ousou querer saber mais e provar que o que sabia estava correcto e ia contra aquilo que até então se pensara. O que viveu com a Inquisição é a prova de que era muito maior do que o seu tempo. Curiosamente, o seu processo foi reaberto no século XX pelo Papa João Paulo II e concluiu-se o que se intuia fortemente: que fora alvo de uma tremendíssima injustiça. 

Estas edições especiais da National Geographic são muito jeitosas, pois explicam assuntos complexos de forma a serem compreendidos por quem está muito longe de trabalhar na área. Não são baratas, mas compreende-se que devem dar bastante trabalho a fazer. Ou, pelo menos, a fazer bem.


1 comentário:

  1. Falta de espaço nas estantes... é um problema que também tenho em abundância =P
    Eu adoro ler revistas/artigos/livros científicos, especialmente de física. Parece um pouco estranho, mas gosto e tenho alguns, que são quase verdadeiros manuais =P Comecei a ler o Cosmos do Carl Sagan, e acho fantástica a maneira com ele escrevia, porque ele tinha o cuidado de tentar simplificar as explicações para que todos conseguissem entender a ciência. Para além disso, ele era extremamente eloquente e conseguia falar de ciência, mas abordar, ao mesmo tempo, questões sociais, políticas, culturais e ainda mandar piadas.
    ****

    ResponderEliminar