quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Estou tão chocada. Não esperava nada isto...

Acabo de ler uma notícia na aplicação do Diário de Notícias que, no primeiro parágrafo, diz o seguinte: "A rede social Instagram está a ser protagonista de um fenómeno que preocupa muitos pais: fotos de bebés são roubadas por utilizadores que as reutilizam, identificando-os como sendo seus filhos ou como crianças para adoção." 

Eh pá, não esperava nada isto. Não esperava que as fotografias de bebés fofinhos colocadas em redes sociais viessem a ser utilizadas por gente mal intencionada. Sempre achei que as maldades do mundo traçavam o seu limite nas fotos de bebés rechonchudos vestidos de forma fofinha, ou até só em fralda. E agora os pobres pais que vêem os seus petizes em fotos tiradas por si aparecerem como estando para adopção... Não entendo. Como poderiam estes pobres coitados esperar isto? E ainda por cima, segundo a notícia a que me refiro, parece que a rede social nem se preocupou muito com o assunto. É tão, mas tão surpreendente!

Bem, vamos lá falar a sério. Qual é a novidade? Quando se coloca uma fotografia na internet passa-se a contar apenas com o bom senso de quem a vê, esperando-se que não a use para fins maliciosos. Colocar uma foto na internet é libertá-la para o mundo e perder o controlo sobre ela. Por muito que continuemos a considerá-la nossa, já deixou verdadeiramente de o ser. É assim o mundo da internet.

Acho que a esta altura do campeonato e com tanta informação divulgada sobre o assunto, já não deviam existir dúvidas sobre isto. Assim sendo, os pais já deviam ter percebido a ideia e parado de despejar fotos dos filhos, bebés ou não, nas redes sociais. Por um lado querem que lhes admirem os rebentos, mas por outro querem que as fotografias permaneçam intocáveis. Infelizmente, na internet, dificilmente se tem o melhor destes dois mundos e, por isso, o melhor mesmo é prevenir. Acredito que seja, de facto, muito desagradável saber que alguém anda a aproveitar-se da foto de um bebé para actividades pouco lícitas. Mais ainda quando é o nosso bebé. Mas a ocasião faz o ladrão e a verdade é que se a foto de um bebé (que ainda nem consegue decidir se quer fotos suas na internet ou não) está ali à mão de semear e se o bom senso não impera, alguém pode utilizá-la. Depois não há administração de rede social que valha. É assim a vida.

Nunca coloquei ou colocarei fotos de crianças da minha família aqui ou no Facebook. Porquê? Porque já vi documentários e reportagens suficientes sobre a internet para saber que o que agora é meu rapidamente passa a ser do mundo e que contra a maldade de alguns não há direitos de autor que valham. Conheço outras pessoas que pensam como eu e que, mesmo tendo filhos muito fofinhos, não os expõem nas redes sociais. Mas também conheço quem não consiga deixar de espalhar para o mundo (literalmente o Mundo) as fotos de filhos, sobrinhos, afilhados e afins em momentos de ternura, de brincadeira ou de sesta. Aplaudo os que não cedem facilmente à feira das vaidades que vai pelas redes sociais e espero que os outros tenham a sorte de nunca se depararem com os parvalhões que se aproveitam da sua falta de cuidado.


Sem comentários:

Enviar um comentário