segunda-feira, 30 de abril de 2012

Orações coordenadas disjuntivas

Hoje tive um daqueles momentos em que, se não me seguro, morro a rir a meio de uma aula. Estava eu a explicar as orações coordenadas disjuntivas a alguns dos meus mais novos quando digo:

- São as orações que as mães utilizam quando dizem «ou comes ou levas!». Dão-nos duas alternativas e, claro, numa situação destas mais vale comer porque ninguém quer apanhar.

Responde-me uma aluna muito magrinha:

- Entre ter de comer e levar, prefiro levar.

Rio-me e digo-lhe:

- Bolas, preferes ficar com o rabo a arder só para não teres de comer?

Ela acena que sim, enquanto uma colega acrescenta, como quem tem uma grande ideia:

- Então, se ficar assim põe «Canesten»!

E eis que o mais espirituoso dos alunos entra em campo e corrige:

- Ai L., és mesmo burra: «Canesten» é para o pipi!

E pronto, foi isto. Não há nada como ver que as orações coordenadas disjuntivas alegram os alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário