quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O novo Nobel da Literatura

Afinal não foi o Coentrão nem o Jorge Jesus (Miss Pipeta, acho que a votação não foi nada honesta). O Nobel de 2017 foi para Kazuo Ishiguro. 

E como sou pouco dada a letras asiáticas, vou agora ali ao Google ver quem é o senhor e o que escreveu. 

Ps.: Correcção: o autor nasceu no Japão, mas tem nacionalidade britânica. E as suas obras estão de momento pouco disponíveis em Portugal, embora existam em português. Provavelmente isso resolver-se-á rapidamente. Pronto, já fui ao Google. 

3 comentários:

  1. Li dois livros de Ishiguro há anos.
    Não é mau escritor, na minha modesta opinião, no entanto não está ao nível (por muito snob que isto soe) do que eu espero de um Nobel. Bons escritores há muitos. Mas qualidade superior não está ao alcance de todos.

    Depois do fiasco do ano anterior devem ter optado por uma escolha segura e para mim, insípida. Pareceram querer agradar a todos os leitores.
    A Sra Danius disse recentemente que daqui a tempos seriam incluídos guionistas. Parece que já começaram, uma vez que para além de escritor também está envolvido em séries e filmes. Alguns baseados nas suas obras.
    A escrita de Ishiguro não está muito ligada à literatura asiática, pelo menos nos dois livros que li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando escrevi a quixotada, o anuncio tinha sido feito há poucos minutos e, por isso, deixei-me enganar pelo «falso amigo» que é o nome do senhor. De asiático só mesmo o aspecto e o berço.

      Confesso que nunca li nada dele. Talvez só uma entrevista (daquelas que se encontram num livro da Tinta da China «de cujo nome não consigo lembrar-me», como diria Cervantes). Vou ler qualquer coisa dele a ver se depois me posso manifestar.

      Mas pegando no que dizes, pergunto-me quantos bons escritores, ou melhor, quantos escritores geniais ficam para trás para se fazerem escolhas seguras. Cada vez que penso que o Borges não ganhou o Nobel, mas que a Svetlana não sei das quantas o recebeu, até sinto calafrios. E quanto a isso dos guiões... Já nem sei o que diga. Acho que algumas pessoas deviam voltar às Faculdades de Letras desta vida e repetir Introdução ao Estudo da Literatura porque me parece que andam meio esquecidos do significado de literatura. Daqui a pouco tudo é literatura, até a minha lista de supermercado. Que disparate!

      (A propósito e como nunca se sabe se a Academia está e ler isto ou não:
      - ovos
      - pimenta branca em grão
      - vinagre
      - Cacaolat
      - pernas de frango)

      Eliminar