segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Até amanhã... no Pacífico!

Quando acabo de ler um livro, pois claro que preciso de escolher outro para ler a seguir. Mas sempre que digo cá em casa "Tenho de ir ali escolher um livro.", o meu moço responde-me "Então até amanhã!". Bom, das duas uma: ou demoro demasiado tempo na escolha ou tenho livros a mais. Ou então é tudo junto: demoro muito porque tenho muito por onde escolher. E verdade verdadinha que é cada vez mais difícil seleccionar a leitura que se segue. Quando tinha (relativamente) poucos livros, ainda não tinha terminado um e já sabia qual seria o senhor que se seguiria. Mas depois deixei de conseguir ter essa espécie de "desejo" por ler este ou aquele livro de seguida. Acabo a leitura e fico sem saber para onde virar-me depois. Pego numa revista, compro o jornal, contudo o momento da tal selecção terá de chegar e então lá irei eu sentar-me a olhar para as estantes a ver se há uma lombada que me salte à vista. É tramado.

Bom, depois de terminar O Indesejado, de que falei ontem, chegou a altura de seguir em frente. Após um bocado a olhar para as estantes e depois de ter ficado entre um autor russo, um português, um romance histórico e uma biografia, acabei por escolher... um livro de viagens. Já aqui disse muitas vezes que adoro livros de viagens. Sou criatura para estar sempre no mesmo sítio, mas com os livros posso ir a todo o lado que não me importo nada. Gosto muito de vários autores, mas fiquei fã do Michael Palin no ano passado quando li Brasil, onde é descrita a sua longa viagem por esse enorme país. Já gostava do senhor por fazer parte dos Monty Python, mas ainda gosto mais por viajar e contar as suas experiências em documentários (e depois em livros) que, sem serem aborrecidos, provocam uma enorme vontade de irmos nós mesmos ver in loco aquilo de que fala. Neste O Pacífico de Lés-a-Lés, o mais recente e editado pela Bizâncio, assistimos à viagem levada a cabo em 1997 pelos países banhados pelo Pacífico. Começa sentado num rochedo junto ao Estreito de Bering e daí seguirá para a Rússia. Prosseguirá a viagem e passará por países como o Japão, a Coreia, o Vietname, a Malásia, a Indonésia, a Austrália e a Nova Zelândia, a Bolívia, o Peru, a Colômbia, o México, o Chile e outros. Invejável, portanto...


Sem comentários:

Enviar um comentário